segunda-feira, 17 de novembro de 2014

#tounaglobo

Oiê ...


Pois eh, galera!!!

Dia a dia as questões profissionais estão ampliando  .... A Confraria de Psicanálise marcou presença no Rede Bahia Revista com Anna Valéria falando sobre a Sexualidade na Adolescência!!!!

Este eh um tema que gera muita expectativa em pais e na escola pois, para falar de sexualidade inevitavelmente cairemos na possibilidade de falar sobre sexo e certamente estas instâncias socais acabam por ficar com "um frio na barriga" só de imaginar de falar por exemplo: sobre sexo oral, sexo anal, uso de camisinha, homossexualidade, dentre outras questões que envolvem o tema.

A reportagem da qual participei tratava do comportamento de risco dos adolescentes que - ainda que nascidos na "era da camisinha" - estão dia a dia abandonando o uso dela. Diante disso, pesquisas mostram que o índice de sífilis vem aumentando entre as mulheres, além da gravidez na adolescência.


Eh importante, desta maneira, lembrar que o uso da camisinha mostra-se deveras importante, pois ainda é o método mais seguro quando falamos de prevenção de DST's e de gravidez não planejada.


Assim, família e escola estão convidados em ampliar este debate com vistas na possibilidade de estabelecimento de um diálogo mais aberto sobre o tema que pode ser mediado pela via da Psicanálise.

#ficadica


Segue o link: Reportagem

domingo, 16 de novembro de 2014

Beach Training - Minha nova mania

Oiê ...............

Para quem me conhece um pouquinho mais sabe que sou uma legítima sagitariana e preciso de tempos em tempos me apaixonar por algo ... pois eh, não necessariamente por alguém!!!! :)

Por conta desse meu jeito doidinho de ser vivo mudando de foco e me dedico em fazer alguma coisa "esquisita": já passei pelas bijuterias, por fazer caixas de presentes, teve a época do vício em esmaltes  onde eu fazia desenhos diferentes todos os dias e, agora estou na fase de exercícios físicos ....

De fato tenho me encantado com o poder deles no corpo, na mente e, em tudinho na minha vidinha, básica como a de qualquer pessoa 'normal' ...

Ontem foi dia de mais um treino na praia e para quem não conhece abaixo, um pouquinho de teoria sobre Beach Training ...


Como o próprio nome da modalidade diz, todos os exercícios são feitos na praia. Esses movimentos, quando feitos na areia, são potencializados, graças à força que é preciso fazer para realizar o treino.

A principal característica desse tipo de treinamento são os exercícios focados na necessidade de quem pratica. Ou seja, eles são elaborados para alcançar o resultado que o aluno precisa, seja fortalecimento ou queima de calorias. Assim, o indivíduo pratica diferentes sequências em cima de bases instáveis, como bolas, pranchas e bastões, e aciona os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória.

Ou seja, nesta modalidade cada um dita o próprio limite ... desde correr carregando pneus, correr com paraquedas, pular, usar o bozu, arremessar pesos, circular cones, bater corda de navio .. enfim, tudinho faz parte desta modalidade que permite muitas associações de circuitos e cada pessoa faz de acordo com seu condicionamento ...


Olha aí os materiais ...


Bom dia vida!!!! Sol lindo!!! Energia pura!!!!



Montagem do circuito ...
#AndersonQuirino jogou duro ...



Estou mega feliz com esta minha nova mania ... quem for aqui de Salvador pode dar uma passada todo sábado na Praia de Jaguaribe que o meu coach #AndersonQuirino esta por lá colocando a gente para suar ...

Abaixo seguem mais fotinhos de ontem:


Eu e meu coach #AndersonQuirino 
Projeto Noronha 2015!!!

                                                       
                                                     O namorado de uma das Tarcilas ... kkk


As Tarcilas ...


Eu e Uma das Tarcilas já, no momento exaustão ...


Bah, que essa Gaúcha é fera!!!!
#Ritagaúcha!!!!



domingo, 9 de novembro de 2014

O chumbinho no biscoito ... minha vida pessoal se enrosca na profissional!!!


OOOOOiiiiiiiiiiiii ...

Ontem foi dia de curtir a noite lá no B-23!!!

Nando Borges fez uma festinha Anos 80 e foi muito bommmm!!!! Claro que eu não conhecia as músicas que não eram do meu tempo!!!! (kkkk)


                                                                     #partiunight

Engraçado que nas várias participações especiais os sucessos foram lembrados, a vibe da galera estava massa!!! E, eu estava muito bem acompanhada ... ô povo lindo!!!!

Lembrei, porém, da vida docente quando ouvi o trecho de Baianidade Nagô:

Eu queria
Que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia a paz vence a guerra
E viver será só festejar!

Fiquei a pensar sobre o último episódio do chumbinho no biscoito ...



 ... durante toda esta semana fui parada por alguns amigos - que por saberem que eu cuido na Psicologia de crianças - me perguntavam como eu explicaria tal fato.

Estive elaborando sobre isso, e o que penso é que na contemporaneidade temos a queda da autoridade parental e de maneira geral temos saído do limite do discurso para o acting out.

As crianças perderam os referenciais sociais do discurso e no mundo onde as redes sociais deram margem durante as eleições à tantas indicações raivosas, como não odiar a professora e tentar matá-la de fato!

Quem nunca teve vontade de MATAR a professora ou professor que pegava no pé e era exigente, que levante a mão ou atire a primeira pedra... O que percebo hoje, é que a geração atual não pensa de maneira sistemática nas consequências dos atos. 

Não quero parecer nostálgica e a análise que faço tem base nos estudos especialmente da psicanálise. Na atualidade as crianças não mais tem medo do que pode acontecer com os seus atos. Antes ficávamos (e me incluo) pensando o que iria acontecer quando os nossos pais descobrissem o que fizemos. Hoje, os pais acabam sentindo-se culpados pela jornada de trabalho que traz certa ausência e tendem a compensar com a permissividade.

Lajonquière no prefácio do livro A Impostura do Mestre (de Marcelo Ricardo Pereira - Ed. Argvmenvm, 2008) refere que "não há educação, senão no interior do campo da palavra e da linguagem" e onde fica este status de palavra falada em tempo de virtualidade e 'zapzap'?

Marcelo Ricardo nesta obra alude que: "talvez não seja tão simples assim, Mas o fato é que o declínio do pai é impudentemente anunciado pela mística modernizadora. Há que se reconhecer que sua autoridade, como símbolo de domínio, desgastou-se em nossos tempos. Podemos suspeitar que a crise do mundo atual, de natureza essencialmente política, consiste também, e de modo fundamental, numa crise da autoridade. eis um espectro da derrocada de uma sociedade regida pelo pater, que assiste ao solapamento das fundações políticas e das instituições sociais" (Pereira, 2008, p.23)

Ou seja, o que percebemos é o declínio da autoridade parental e especialmente a expansão deste, ao declínio do mestre. Lembremos que Freud em Totem e Tabu (1913) trata do fato de que 'não existe pai a não ser morto, somente revivificado em nível simbólico" ou seja o pai não precisa estar presente fisicamente mas sim, no nível da palavra. E, se a palavra não circula na contemporaneidade entre pais e filhos, se há um distanciamento da família, uma desestruturação de papéis de fato este pai não consegue retornar na função de lei.

Por fim, não há como "a paz vencer a guerra" como diz a música se pensarmos na perspectiva psicanalítica na qual estamos sempre em conflito. Mas, há sim, possibilidade de revermos a instauração da lei parental com vistas em retomar um discurso estruturante de maneira que o chumbinho dado a professora não passe do chocolate vendido na Kopenhagen (chocolates finos)



 















sábado, 8 de novembro de 2014

#hoje eh dia de praia



Oiiii galera ...

De fato hoje o dia começou cedinho com treino na Praia ... como falei já por aqui estou num projeto de melhor o condicionamento físico e tb dar aquela turbinada no corpo pro verão .... Tou mega feliz com os primeiros resultados ....

Hoje o sol estava quente, a areia fofa ... o mar num tom de azul lindoooo!!!! e eu estava lá ... bem cedinho agradecendo a vida tudo de bom que esta acontecendo ... puxei pneu, pulei corda, corri com paraquedas, dei volta em cone ... ufa!!! suei mas foi massa!!!!!!


Então, levanta da cadeira, para de reclamar da vida e seja feliz!!!!

Olha aí uma fotinho:

Esse eh o cara que cuida de mim ... um excelente profissional que já virou um grande amigo!!!!

                                                             #AndersonQuirino

E mais fotos:












Aproveitando ...

Esse FDS eh dia de Teleton ... conheço o trabalho e quem desejar se junte a esta corrente do bem ... 

 Teleton