sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Curiosidades da Holanda !!! - Parte 2




Os Países Baixos possuem dois territórios autônomos no Caribe : as Antilhas Holandesas e Aruba.

A Indonésia (um dos mais populosos países do mundo) foi colônia holandesa até 1963. 

A Guiana Holandesa foi possessão dos neerlandeses até 1976, quando conseguiu sua independência e adotou o nome de Suriname. Detalhe: o Suriname faz fronteira com o estado brasileiro do Pará.

O município brasileiro de Holambra (derivado da junção de Holanda, América e Brasil), no estado de São Paulo, recebeu esse nome em virtude de uma colônia holandesa que estabeleceu na região. Holambra é um dos maiores produtores de flores (inclusive tulipas) do país.

Os africâneres (ou bôeres) são descendentes de colonos franceses, alemães e, em sua grande maioria, holandeses que se estabeleceram na África do Sul. Eles desenvolveram sua própria língua, o africâner, que é atualmente uma das onze línguas oficiais da África do Sul.

O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Os Países Baixos têm mais de 15.000 ciclovias, há tantas bicicletas quanto habitantes.

O maior porto do mundo é o de Roterdã, na Holanda.

Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

A seleção holandesa participou de oito Copas do Mundo. Foram 17 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. As melhores participações foram em 1974 e 1978 (em ambos os casos, ela foi vice-campeã).

Os holandeses jogaram três vezes contra os brasileiros em Copa do Mundo. Resultado: uma vitória, uma derrota e uma empate.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Curiosidades da Holanda!!! - Parte 1




Holanda é o nome de uma região histórica no centro-oeste dos Países Baixos.

Curiosidades da Holanda!!! 

A Holanda é normalmente chamada de Países Baixos (ou Nederland, literalmente “países baixos”). Ela recebeu esse nome por causa das 12 províncias locais, os tais países.

A Holanda é extremamente plana (praticamente não possui montanhas) e 40% do país fica abaixo do nível do mar. 

A capital dos Países Baixos é Amsterdã, mas a sede do Governo fica na cidade de Haia.

Os neerlandeses comemoram o Natal durante dois dias: 25 e 26 de dezembro. A troca de presentes, porém, é feita no dia 5 de dezembro, dia de São Nicolau. 

Os holandeses/neerlandeses são um povo extremamente liberal. O naturismo, o casamento gay, o uso de drogas como a maconha, a eutanásia, o aborto e a prostituição são praticamente liberados. 

A Holanda é um dos países mais densamente povoados do mundo, com 450 habitantes por quilômetro quadrado. Quase metade da população vive em torno de três cidades: Amsterdã, Haia e Roterdã. 

A Holanda é sede de cinco tribunais internacionais: o Tribunal Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados na cidade Haia, bem como a sede da agência da União Européia de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de "capital legal do mundo".

Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais influentes metrópoles do mundo, foi fundada em 1624 por holandeses. A cidade foi batizada de Nova Amsterdã e só mais tarde recebeu o nome atual.

O Nordeste brasileiro chegou a ser, durante um certo tempo, colônia holandesa. O domínio holandês teve três fases. A primeira iniciou-se em 1630 e foi marcada pelo esforço holandês para eliminar o principal núcleo resistente à invasão, o Arraial do Bom Jesus, que caiu em 1635. A segunda correspondeu à consolidação do domínio flamengo, de 1635 a 1645, com destaque para a gestão de Maurício de Nassau. Finalmente, a terceira durou até 1645, ano em que a Insurreição Pernambucana conseguiu expulsar os holandeses do Nordeste.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Malas prontas - Holanda!!!!



Oiê ...

Hoje é dia de fechar a mala, deligar o celular e cair no mundo!!!
Próximo destino: Holanda ...

Como será?!?!?!?!

Lembrei-me de um texto "Bem vindo a Holanda" de Emily Perl Knisley, 1987!!!!
Este texto fala sobre ter um filho com deficiência que é um tema que também estudo na Psicologia!

Segue ele abaixo:

Freqüentemente, sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz a uma criança com deficiência – Uma tentativa de ajudar pessoas que não têm com quem compartilhar essa experiência única a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la.

Seria como…

Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias – para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.

Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! – Diz você. – O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.

A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.

Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.

É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: – Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.

Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda.


Tenho certeza que estou pronta para desfrutar o que vier ....


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Volteiiiiii

Oiê ...

Meu povo estes dias a minha vida esta louca e verdadeiramente de cabeça para baixo ....



Desde Dezembro estava passando pelo processo seletivo do grupo Devry Brasil e, agora sou professora efetiva de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa!!!!

Mega, hiper, super, plus FELIZ!!!!!!

Tá, estou mesmo em mania estes dias, acelerada e nem "carbolítium" vai dar conta hahahahaha piadinha!!!

De fato esta seleção vem num momento maravilhoso da minha vida e, isso fez com que eu tenha mais uma atividade além das outras  ... ou seja, 64 horas semanais de trabalho ... ufa!!!!!

Por isso andei sumida daqui pois, não estava conseguindo dar conta.

Esse final de semana, por exemplo, estava lá em Feira de Santana na Gastão Guimarães com minha querida amiga Poliana Mascarenhas ... 



A aula foi muito interessante e aproveito para compartilhar um e-mail que recebi ontem de uma aluna:

Boa noite, querida! 

Bom, posso chamá-la assim porque, na verdade, quando adentrou a sala de aula na sexta-feira e até hoje, esbanjava não só energia boa, sinceridade, firmeza de pensamento, como também, desfilavam em sua aura grande capacidade, equilíbrio, presensa de mulher guerreira e, acima de tudo, excelente profissional...mulher determinada e que sabe bem o que quer... Eu, como fui ensinada desde pequena a seguir bons exemplos, quero que saiba que deixou em mim, não só sementes, mas raízes de construções sólidas... que me dão ainda mais certeza da profissão que escolhi...e do quanto preciso ainda aprender... Quero aqui agradecer-lhe em nome de muitas pessoas que como eu sabem valorizar e respeitar a quem merece... E tu mereces que digamos sim, és digna do nosso respeito, como pessoa, ser humano e profissional... O nosso país necessita de mais pessoas como você. Obrigada, pelo fim de semana maravilhoso de aprendizado, de boas conversas e experiências compartilhadas... Reitero que estou em processo de construção de carreira...mas a base está em mim mesma...em como me vejo e me compreendo nessa relação com o mundo, com o conhecimento e com o próximo... parte disso é falar para as pessoas...o que vejo e sinto de positivo nelas...Portanto, garota, não temas em acreditar no quanto podes e onde deves chegar... A sua Estrela tem energia forte. Muito sucesso, felicidades, alegrias, conquistas e muitos passeios culturais...Risos...Mais uma vez, obrigada! 

Atenciosamente, 
Josevânia M. dos Santos...viciada e bons documentarios...Risos... Psico 19


São mensagens como esta que me fazem esquecer o cansaço, que me faz superar o calor da BR, que faz superar a saudade (Neh, meu Sapo!!!) ... porque continuo acreditando que eh pela educação e na educação que sou/estou feliz!

Apois ... depois destas breves notícias aproveito para dizer que estarei de férias (merecidas) nos próximos dias e por aqui somente passarei para postar fotos (se der) .... Que venha Holanda, Bélgica e França!!!!