domingo, 26 de abril de 2015

Coisas da vida .... ou melhor da "minha" vida!!!!

Oiê ...

Hoje passo aqui para falar de coisas da vida!!!! Ou melhor da minha vida!!!!
Sempre que posso tenho tentado acessar o blog porque nos últimos tempos a correria de trabalho tem me deixado um pouco ausente!!!!

Estava ontem no salão de beleza para mais uma sessão de inteligência artificial (rs), porque agora pinto o cabelo de preto, e a conversa das outras clientes girava em torno de "relacionamento amoroso" ... fiquei interessada e até parei de ler o livro que levei!!!

Resultado de imagem para salão de beleza desenho
Elas falavam das suas experiências anteriores, de traições, de novos namoros, de ciúmes ...enfim de quase tudo que envolve as relações amorosas ... o mais bacana é que estava o marido de uma delas presente e ele foi bastante ativo na conversa falando do futebol do final de semana, da senha do celular, do fato de controlar pelo GPS etc etc ...

Penso que as relações devem ser pautadas no respeito e qualquer tentativa de aprisionamento em receitas prontas está fadada ao fracasso.

Desde que as coisas sejam transparentes acho ser saudável que cada um tenha sua vida, e que a vida a dois seja uma pitada a mais ... Claro que hoje eu falo isso após já ter vivido situações de aprisionamento e dependência amorosa ... sim, pessoal eu também já passei por estas coisas e não vem dizer "Nossa, mas você é psicóloga!!!" ..  afinal sou humana tal qual vocês queridinhas e queridinhos ... O mais importante é (re)significar e hoje ter consciência do que eu quero viver no âmbito amoroso!

Engraçado que o que me fez hoje falar aqui é o fato de não se ter uma fórmula para ser feliz ... a cada época somos felizes com quem conhecemos no tempo e do jeito que aquele momento nos proporciona ...

Hoje vivo um namoro que parece adolescer a cada dia, o frio na barriga quando nos encontramos, as descobertas nas nossas viagens ... o tempo passa e apesar de um relacionamento maduro o primeiro dia tem sido vivido todos os dias ... olha aí alguns registros deste mês ...


Comemoração de aniversário de namoro ... um day off 


Último feriado ...



Como já falei aqui em outro post toda princesa precisa de um sapo!!! E, eu tenho o meu ...
Um sapo fofo ...


Eu acabei me metendo na conversa do salão e contei sobre isso ... sobre o fato de não adiantar saber senha, olhar zapzap pois, o que vale é o relacionamento em si e, quando as coisas tem que acontecer nenhuma forma de controle garante que o relacionamento não foi ralo abaixo ...

Com meu olhar terapêutico eu falava com elas sobre as questões de autoestima e lembrei da música do Aviões do Forró - Novo Namorado que diz de uma volta por cima ... 
Olha a letra aí ...

Novo Namorado


Não vou negar sofri demais quando você me deu o fora

Mas o tempo passa, o mundo gira o mundo é uma bola

Pintei o meu cabelo, me valorizei
Entrei na academia
Malhei, malhei
Dei a volta por cima
E hoje eu mostrei
Meu novo namorado

Pensou, que eu ia chorar
Por você
Que eu ia morrer de amor
Que eu ia pedir pra voltar [ah, ah, ah, ah, ah, ah]


O vivenciar do término que uma delas relatava me fez lembrar anos atrás quando também passei por isso e, essa música de fato conta talvez não só a minha mas, a história de muitas meninas, garotas e mulheres maduras ... falei no salão sobre isso também, a minha mudança de hábitos alimentares, a dedicação ao trabalho, o quanto isso me fez crescer profissionalmente, as minhas viagens pois, hoje conheço uns 12 países ... e a chance dada de recomeçar ... 

A "amiga 1" do salão nem pensa nisso ainda pois, ela esta machucada, mobilizada ... o marido da "amiga 2" dizia a ela que nem todos os rapazes agem assim e que ela deve buscar ser feliz com outra pessoa, a "amiga 3" diz ter um relacionamento estável no qual cada um mora em uma cidade e se vêem de 15/15 dias, e por fim a "amiga 4" diz ser muito feliz solteira apenas 'ficando' ... aí eu perguntei a mim mesma: Será que temos fórmula mágica para lidar com as questões amorosas? Será que há receita do relacionamento perfeito?

Apois, que cada pessoa viva o que tem que viver, que cada pessoa saiba o que é melhor para si, que cada pessoa esteja atenta em não ser dependente, que cada pessoa siga os próprios instintos ... enfim, que cada pessoa viva!!!!

Eu estou vivendo o meu agora e posso garantir que estamos mega felizes!!!!



Resultado de imagem para sapo e princesa

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Porque eu amo dar aula?


Resultado de imagem para professora
Bem o título deste post eh "Porque eu amo dar aula?" e para responder vou hoje falar de um grupo muito especial que eu encontrei este final de semana ...



Mais uma vez estive pelas bandas de Feira de Santana lá na Gastão Guimarães ... Fui falar de avaliação e intervenção na criança ... este é um tema que gosto muito posto que no meu dia a dia trabalho com isso ...

A aula começou com uns probleminhas tecnológicos já que nem sempre o avanço da tecnologia ajuda ... o tal HDMI resolveu me dar um trabalhinho na conexão com o VGA ... Apois, para os menos tecnológicos estas são duas versões diferentes de conexão .... enfim!!!! Não seria a falta da dos slides que ia me derrubar, mas de fato os vídeos fizeram falta!!!!

Continuamos nossa jornada a falar de neuropsicologia, aprendizagem, avaliação intervenção ... e fomos aos jogos ... penso que são as articulações que fazem uma boa relação teórico-prática porque conteúdo em geral todos têm acesso mas, interlocução eh que faz a diferença!!!

Aqui segue um registro e alguns dos pontos que trabalhamos ....

·         Atenção
·         Percepção
·         Compreensão
·         Planejamento
·         Julgamento
·         Tomada de decisão
·         Aprendizagem
·         Memória
·         Raciocínio
·         Solução de problemas

E outros ....

DIFICULDADES DE ESCRITA

Dificuldade de seguir sequências e esta característica pode manifestar-se por omissões de partes das informações escritas: omissão de letras, sílabas, palavras, frases ou até parágrafos inteiros.

Importante ler o que escreveu.

Desatenção – a dificuldade de aquisição e fixação das regras ortográficas.

Disgrafia – dificuldade de coordenação motora fina que evidencia-se por planejamento motor inadequado, ocasionando um traçado ruim e letra feia, forte ou fraca pressão do lápis, alta incidência de repassamentos, desorganização espacial, etc.

DISLEXIA

Dificuldade de leitura inesperada para a idade, inteligência e oportunidades educacionais numa pessoa com integridade auditiva e visual.
Dificuldade de reconhecimento acurado de palavras e pobre habilidade em soletrar e decodificar.
Resultam em um déficit no componente fonológico da linguagem

Discalculia - Características

É a dificuldade em aprender cálculos e números, de um modo geral, os sujeitos com discalculia não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los.
Tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos, sequências, ao realizar contagens, sinais  numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia.
Tipos de Discalculia

·       Discalculia Verbal - dificuldades para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
·         Discalculia Practognóstica - dificuldades para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou imagens matematicamente.

·         Discalculia Léxica - dificuldades na leitura  de símbolos matemáticos.


Enfim, depois de muitas articulações e dos três dias muito prazerosos eu posso afirmar que

Eu amo dar aula

Eu amo dar aula porque a troca é muito gratificante, Eu amo dar aula porque aprendo com meus alunos, Eu amo dar aula porque planto sementes, Eu amo dar aula porque acredito num futuro melhor, Eu amo dar aula porque simplesmente amo ...

Ah!!! e para completar tanto AMOR ainda tive meu sapo indo me buscar ... que lindo!!!!!