domingo, 27 de março de 2016

Sala de aula invertida: você sabe o que é?


Sala de aula invertida: você sabe o que é?

Resultado de imagem para flipped classroom


“As práticas de sala de aula invertida consistem em oferecer aos alunos textos, vídeos ou conteúdo adicional para estudo fora da sala de aula. Neste caso o tempo em classe não implica necessariamente uma mudança na dinâmica da aula, portanto, pode ou não efetivar a aprendizagem invertida.

O método não é um antídoto ou panaceia. Como em qualquer modelo ou método de ensino, a sala de aula invertida pode ser adotada de forma errada. Logo, é importante notar que a iniciativa pode não funcionar para todos os professores e alunos, assim como para diferentes níveis e disciplinas. Nem todos os educadores terão sucesso e alguns alunos podem preferir as abordagens tradicionais, mas é uma boa alternativa para um mundo globalizado em que o uso da tecnologia e da comunicação aplicados à educação é cada vez maior”.

Oiê ...
Resultado de imagem para flipped classroom
Hoje passo por aqui para falar sobre um modelo de "ensinagem" que tive acesso ao fazer parte do Programa de Formação de Gestores pela Universidade Corporativa Devry Brasil.
FLIPPED CLASSROOM
De fato, este modelo ou metodologia de ensino faz com que pensemos e foquemos mais na aprendizagem do aluno do que apenas na transmissão de conhecimentos. Para tal, há necessidade de um melhor/maior planejamento por parte do professor pois, a ideia da flipped classroom é um maior dinamismo de maneira que tenhamos primeiro uma tarefa de casa que pode ser um breve vídeo sobre o assunto a ser estudado que será usado como gatilho para, em sala, o aluno ter situações problemas para aplicar os conhecimentos.
Assim,
"o dinamismo em sala de aula” na flipped classroom é um bom formato de integração da tecnologia na educação e os principais destaques da sua adoção são a participação ativa dos estudantes no contexto da aprendizagem, a percepção do papel do professor como um facilitador e mediador efetivo da aprendizagem, apresentação e interação com os conteúdos em uma linguagem mais próxima dos alunos".
http://www.positivoteceduc.com.br/na-frente/flipped-classroom-invertendo-a-maneira-de-ensinar/
Tenho pensado bastante sobre isso e, aos pouco tenho implementado nas minhas aulas. Não são todas as turmas que se adaptam mas, em regra dá certo. Tenho ainda trazido sempre questões a serem respondidas. 
E assim, vou seguindo na docência ...