Tatiana Maria Dourado Do G1 BA
A ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Azevedo dos Santos, também chamada de Mãe Stella de Oxóssi, a partir desta quinta-feira (24), passa a ocupar a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia.
A mãe-de-santo recebeu 22 votos dos acadêmicos em sessão realizada nesta quinta-feira (25) com objetivo de escolher o novo nome para vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro, que morreu em janeiro. Mãe Stella foi comunicada pelo presidente da Academia, Aranis Ribeiro Costa, e aceitou ser a nova "imortal".
Mãe Stela de Oxóssi (Foto: Reprodução/TV Bahia)
"Acredito que é a primeira vez que uma mãe-de-santo entra em uma Academia de Letras. Isso é absolutamente pioneiro, não tenho conhecimento disso em nenhum outra do Brasil ou do mundo. Representa o reconhecimento de uma cultura, de uma raça e da história de um povo. É uma figura notável", declarou o presidente da Academia, Aranis Ribeiro Costa .
Disponível em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/04/ialorixa-mae-stella-de-oxossi-e-nova-imortal-da-academia-de-letras-da-ba.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário