Oiê ...
Conforme divulgado aqui no blog esta acontecendo em Salvador o Siepe 2013 da UFBA.
O evento teve ontem à noite abertura com uma excelente conferência do Profº Fernando Becker do Rio Grande do Sul ...
Abaixo alguns dos pontos trabalhados em forma de chuva de ideias!!!
Epistemologia do professor: aprendizagem e formação docente
Fernando Becker - UFRGS
Discussão sobre
conceito de aprendizagem
A educação é aquilo que fica depois q você
esquece o q a escola ensinou – Einstein
![https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Albert_Einstein_Head.jpg](file:///C:\Users\usuari\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image002.jpg)
![https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Albert_Einstein_Head.jpg](file:///C:\Users\usuari\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image003.jpg)
Possibilidades para o aprender –
Paulo Freire
Ideia do conhecimento pronto:
COPIAR E REPETIR vistos como verbos
frágeis que se pode ter na sala de aula
Paulo Freire - verbos da sua obra:
Indagar, intervir, buscar, escutar,
transformar, perguntar, dialogar,
falar, refletir ... cooperar,
compreender, conseguir, inventar, construir, criar, sentir, abstrair,
experimentar, refletir ...
Quem faz o conhecimento é o sujeito!
Possibilidade para o aprender - INTERAGIR porém ressalta a
necessidade de cuidado no uso do termo para não deturpá-lo - não ha interação
de um pólo só - quando assim fazemos demolimos a teoria - interagir há que
contemplar dois pólos ...
Invenção é não mera copia!!!
Humano - capaz de
converter suas ações em linguagem, capaz de fazer inferência, capaz de ter
coerência lógica, capaz de apodera-se do passado e planejar o futuro ...
DESENVOLVIMENTO
Piaget - conceito de desenvolvimento – Livro: Aprendizagem e Conhecimento
– Texto: Desenvolvimento e Aprendizagem
Vygostski - Desenvolvimento como soma
de unidades de experiências de aprendizagem - Piaget pensa diferente para ele
não é a soma ...
Processo que se relaciona coma totalidade das estruturas de
conhecimento
Envolvido com complexidade
APRENDIZAGEM
Oposto do desenvolvimento
Aprendizagem é provocada não tem nada,
de espontânea!!!
Não há aprendizagem se não houver
abertura do desenvolvimento para que isso aconteça ...
Aprendizagem como processo secundário
que depende em tudo do desenvolvimento
Problema
- trabalhar aprendizagem desconectada do desenvolvimento
EDUCADOR É O QUE DESAFIA, MAS PRESTA ATENÇÃO NO QUE O ALUNO É CAPAZ
Piaget leva SIM em conta o social
inclusive tendo sido professor de sociologia em Genebra é um erro teórico dizer
o contrário ...
Reflexionamento - retirar coisas q as
ações já fizerem e passar para outra instancia e reorganizar - surge ai uma
nova construção
REFLEXIONAMENTO - REFLEXÃO - NOVA
CONSTRUÇÃO para passar de uma para o outro o que de fato faz passar é a AÇÃO do
sujeito
A noção de número nasce do brinquedo da noção de classificar e seriar!!!
A criança constitui o estímulo, o
estímulo não existe por si mesmo...Quando quiser saber algo sobre a criança não
se distraia pelo contexto pergunte a criança de que maneira ela chegou a esta
conclusão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário