Oiê ...
Mais uma vez vou falar sobre a possibilidade de um fazer
docente outro. Lendo Paulo Freire grande pensador
da educação na apresentação do livro "Os professores como
intelectuais" de Henri Giroux fiquei especialmente tocada com o trecho no
qual ele refere:
"[...] Não é viável escrever ou conversar sobre
contextos ou temas, ou ensiná-los de uma maneira isolada, sem levar seriamente
em consideração as forças culturais, sociais e políticas que os moldam".
Paulo Freire
Diante disso ontem posso descrever sobre uma aula que teve
um caráter pedagógico significativo para melhor compreensão do tema Gestão de
Pessoas no que se refere a Evolução histórica da administração de recursos
humanos.
Pautada nas três correntes que traçam esta linha do tempo
...
1) Abordagem
tecnicista e organicista: Administração das Relações Industriais,
2) Abordagem
sistêmica: Administração de Recursos Humanos,
3)
Abordagem neoliberal: Gestão de Pessoas
... pudemos
construir painéis para que compreendêssemos melhor de que maneira a
administração contemporânea se constitui quanto a GP.
Trazendo os
pensamentos de Fayol, Taylor e Ford o primeiro grupo mostrou as principais
bases da organização industrial trazendo as críticas a este modelo como, por
exemplo, o pouco reconhecimento dos direitos do trabalhador. O segundo grupo
traz Mayo e ressaltam a relevância do fator humano na empresa o que proporciona
o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho como posto
por Gil no seu livro “Gestão de Pessoas”. Ainda nesta perspectiva pudemos
discutir sobre o conceito de sistema
o qual as organizações nesta fase puderam ser vistas sob este prisma.
Sistema
neste sentido pode ser visto como sendo uma forma de:
1-
interação e interdependência;
2-
combinação de partes conjunto de elementos;
3-
disposição de partes ou elementos que tem correspondência entre si.
Falamos
ainda:
Interdependência das
partes
Ênfase no processo
Probabilismo
Multidisciplinariedade
Concepção multicausal
Caráter descritivo
Caráter
multimotivacional
Participação
Abertura
Ênfase nos papéis
Na
continuidade o grupo seguinte se deteve no atual conceito de Gestão de Pessoas
de maneira que pudemos ver:
“Pessoas vistas como recursos que precisavam ser
administrados para ter um máximo de rendimento assim sendo consideradas como
parte do patrimônio da organização”. Gil
Toda esta articulação foi
realizada de maneira distinta do habitual ... o uso do recurso tecnológico foi apenas para dar o start necessário no pensar mas, de fato, os materiais tais quais
papel, tesoura, cola, revistas, cordões foram que deram o tom da noite!!! E
haja criatividade ...
A produção dos painéis
penso que surpreendeu até mesmo os seus autores que por vezes na literalidade
da vida esquecem de ser brincantes ...
Alguns no início nem
queriam sentar no chão ... ao final todos estavam “prenhos” de desejo num savoir faire diferenciado entregues e totalmente abertos à experiência na relação com outro!!!
Bem vindos meninos e
meninas a mais uma aula brincante dentro do rigor que toda academia exige ...
Obrigada por se permitirem fazer diferente numa dança de ensino-aprendizagem onde se colocaram de fato o professor-sujeito e o aluno-sujeito
...
A belezaa desta aula só mesmo
Freud para explicar pela ordem do desejo e do princípio do prazer!!!
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