Oiê ...
Estive em Euclides da Cunha para fazer uma palestra na atividade pedagógica proposta para o início do ano letivo de 2014.
O tema o qual fui falar foi: Avaliação e Inclusão.
Pensar o modelo de avaliar o aluno de Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II é de fato colocar em xeque a nossa prática educativa.
Os modelos avaliativos penso que devam de fato avaliar no sentido de construir e mediar o saber.
Sem deixar de lado os marcos curriculares, os parâmetros e o contexto geral podemos e devemos ousar quanto a fazer da situação pedagógica um ato aprendente, no qual, de fato aluno-professor são um continum.
As diversas maneiras de fazer a sala de aula me encantam na possibilidade de reinvenção do lugar de mestria.
Apesar dos escritos de Marcelo Ricardo sobre o "mal-estar docente" gosto da metáfora da minha amiga Leide Antonino quando ela trata na sua dissertação do "bem-me-quer" ...
O lugar de encanto e gozo o qual ocupamos sendo docentes, por vezes nos faz fitar olhos em outras estruturas as quais podem fazer o aluno ocupar o lugar de perversão - do não saber, do sem jeito, do retalho. Daí a minha metáfora ganhar força quando penso no (re)significar e na possibilidade de transformá-lo em fuxico belo e colorido.
Apesar dos escritos de Marcelo Ricardo sobre o "mal-estar docente" gosto da metáfora da minha amiga Leide Antonino quando ela trata na sua dissertação do "bem-me-quer" ...
O lugar de encanto e gozo o qual ocupamos sendo docentes, por vezes nos faz fitar olhos em outras estruturas as quais podem fazer o aluno ocupar o lugar de perversão - do não saber, do sem jeito, do retalho. Daí a minha metáfora ganhar força quando penso no (re)significar e na possibilidade de transformá-lo em fuxico belo e colorido.
Pensar sobre inclusão neste trabalho não foi restringir em termos de Educação Inclusiva mas, entender a inclusão como processo mais amplo o qual traz um olhar singular ... apesar de parecer contraditória tal assertiva...
Importante referir que o Município referido esta num momento político no qual os professores estão com muitas pautas de reivindicações e o ato democrático fez parte deste encontro.
Para quem um dia - apesar da pouca idade - foi cara pintada, ter na platéia professores vestidos (Literalmente!!!) pela causa da educação de qualidade me fez ratificar o pensar da EDUCAÇÃO ser a base de tudo. Se desejamos um mundo melhor eu acredito que este é o caminho.
Não esqueçamos porém que podemos, devemos lutar pelos direitos MAS não esqueçamos dos DEVERES ...
Abaixo alguns exemplos de frases:
Como acredito que é no chão da sala de aula que fazemos a diferença, só tenho a agradecer a todos o enorme respeito com o qual me receberam e espero ter podido contribuir um pouco num pensar mais inclusivo.
Valeu galera!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário