Mais uma vez o final de semana foi produtivo intelectualmente ... Fui para Feira de Santana contribuir na formação das alunas da Gastão Guimarães - Pós em Educação Infantil.
O tema trabalhado foi:
Desenvolvimento Sócio-Afetivo no processo de Ensino-Aprendizagem
Vimos coisas importantes:
Crescimento X Desenvolvimento
CRESCIMENTO
termina em
determinada idade, quando esta alcança a sua maturidade biológica
≠
DESENVOLVIMENTO
é um processo que
acompanha o homem através de toda a sua existência
Embora
todas as crianças progridam com certos padrões, a idade em que cada uma se
torna capaz de executar atividades novas e a maneira como as executa, varia de
uma para outra.
•Piaget
•Sensório-motor (0 – 2
anos);
•Pré-operatório ( 2 – 7/8
anos);
•Operatório-concreto ( 8 – 11
anos);
•Operatório-formal (11/12
anos em diante)
•Freud
•Fase Oral (0 a
1ano)
•Fase Anal (1 a 3
anos)
•Fase Fálica (4 a 5
anos)
•Período de Latência (dos 5
anos à puberdade)
•Fase Genital (começa
na puberdade)
Vygotsky buscou explicar como o ser humano
chega às funções complexas
de pensamento.
de pensamento.
Entendia que o ser
humano como um “sujeito histórico”
aquele que transforma e é transformado pelo mundo em que vive.
•Na
interação a linguagem é um fator de peso; é
através dela que acontece a comunicação entre as pessoas. Ao observar as
crianças, Vygotsky constatou que a
criança sempre falava quando desenvolvia uma ação qualquer.
•Pensamento e
linguagem têm três raízes genéticas diferentes, constituem dois sistemas com
processo de desenvolvimentos diferentes, mas em alguns momentos seguem por um
mesmo caminho.
•O brinquedo, para Vygotksy, é o meio principal
para o desenvolvimento cultural da criança.
•APRENDIZAGEM
Aprendizagem como um
processo de construção individual através do qual se faz uma interpretação
pessoal e única da tal cultura.
Alguns registros da aula mediada
Olha a gente....rsrrsrs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir