Mais uma vez estive pelas bandas de Feira de Santana lá na Gastão Guimarães ... Fui falar de avaliação e intervenção na criança ... este é um tema que gosto muito posto que no meu dia a dia trabalho com isso ...
A aula começou com uns probleminhas tecnológicos já que nem sempre o avanço da tecnologia ajuda ... o tal HDMI resolveu me dar um trabalhinho na conexão com o VGA ... Apois, para os menos tecnológicos estas são duas versões diferentes de conexão .... enfim!!!! Não seria a falta da dos slides que ia me derrubar, mas de fato os vídeos fizeram falta!!!!
Continuamos nossa jornada a falar de neuropsicologia, aprendizagem, avaliação intervenção ... e fomos aos jogos ... penso que são as articulações que fazem uma boa relação teórico-prática porque conteúdo em geral todos têm acesso mas, interlocução eh que faz a diferença!!!
Aqui segue um registro e alguns dos pontos que trabalhamos ....
·
Atenção
·
Percepção
·
Compreensão
·
Planejamento
·
Julgamento
·
Tomada de decisão
·
Aprendizagem
·
Memória
·
Raciocínio
·
Solução de problemas
E outros ....
DIFICULDADES DE
ESCRITA
Dificuldade de
seguir sequências e esta característica pode manifestar-se por omissões de
partes das informações escritas: omissão de letras, sílabas, palavras, frases
ou até parágrafos inteiros.
Importante ler o
que escreveu.
Desatenção – a
dificuldade de aquisição e fixação das regras ortográficas.
Disgrafia –
dificuldade de coordenação motora fina que evidencia-se por planejamento motor
inadequado, ocasionando um traçado ruim e letra feia, forte ou fraca pressão do
lápis, alta incidência de repassamentos, desorganização espacial, etc.
DISLEXIA
Dificuldade de
leitura inesperada para a idade, inteligência e oportunidades educacionais numa
pessoa com integridade auditiva e visual.
Dificuldade de
reconhecimento acurado de palavras e pobre habilidade em soletrar e
decodificar.
Resultam em um déficit no componente fonológico da
linguagem
Discalculia -
Características
É a dificuldade em
aprender cálculos e números, de um modo geral, os sujeitos com discalculia não
identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los.
Tal distúrbio faz
com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos, sequências,
ao realizar contagens, sinais numéricos
e até na utilização da matemática no dia-a-dia.
Tipos de
Discalculia
· Discalculia Verbal - dificuldades para nomear as
quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
·
Discalculia Practognóstica - dificuldades para
enumerar, comparar e manipular objetos reais ou imagens matematicamente.
·
Discalculia Léxica - dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.
Enfim, depois de muitas articulações e dos três dias muito prazerosos eu posso afirmar que
Eu amo dar aula
Eu amo dar aula porque a troca é muito gratificante, Eu amo dar aula porque aprendo com meus alunos, Eu amo dar aula porque planto sementes, Eu amo dar aula porque acredito num futuro melhor, Eu amo dar aula porque simplesmente amo ...
Ah!!! e para completar tanto AMOR ainda tive meu sapo indo me buscar ... que lindo!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário