No dia 17 de Fevereiro eu trouxe aqui no "Fuxicando com Milla" um post acerca das bases pedagógicas adotadas pela Escola da Ponte lá de Portugal. Deixei em aberto a discussão para que pudéssemos ampliar sobre o assunto, com novos alinhavos ... hoje trago-o à baila visto que nos últimos dias venho pensando sobre inclusão.
Quando lá nos seus documentos a Escola da Ponte refere:
"A organização que esta Escola põe em prática inspira uma filosofia inclusiva e cooperativa que se pode traduzir, de forma muito simplificada no seguinte: todos precisamos de aprender e todos podemos aprender uns com os outros e quem aprende, aprende a seu modo no exercício da Cidadania".
Penso que tal princípio denota o que seria ao meu ver EDUCAÇÃO considerando que acredito nesta como um processo dialético no qual os sujeitos não se posicionam de modo rígido e estático mas num intercambiar que permite trocas, curiosidades, ampliações, teses, antíteses e novas sínteses ...
Ou seja, será que precisamos chamar de "escola inclusiva" ou apenas escola?
Aguardo os próximos alinhavos ...
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