INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA
Denise Passos
Denise Passos
Considerando que o panorama
atual da educação infantil no município
de Salvador vem se ajustando para
expandir seu atendimento, principalmente, na inclusão das crianças com
necessidades educativas especiais, é fato que ainda há outro desafio: a
qualidade para garantir a tríade da educação que não é só cuidar e brincar, mas
educar com atendimento de qualidade. O desafio ainda é maior por tratar de um grupo na sua minoria, com
uma cultura desvalorizada, e com uma a língua com pouco prestígio a da cultura
ouvinte. Este estudo nomeado O Ser-Estar da Criança Surda numa
Classe Regular de Educação Infantil pretende observar o processo de
interação e comunicação de uma criança surda numa classe regular de educação
infantil cujo educador tem formação básica em LIBRAS. Através de um estudo
qualitativo baseado na etnopesquisa onde a linguagem tem um papel fundamental, destacando a presença da voz dos atores como
algo singular, fundamentada na
realidade da qual ele faz parte e que dá espaço para falar das questões ligadas
ao ato educativo. O método escolhido será um estudo de caso com
caráter qualitativo onde terão como
sujeitos a criança surda, os alunos ouvintes, a professora ouvinte e com
secundário a mãe. A observação será
realizada numa escola municipal de Salvador que atende a educação infantil. O recurso metodológico é a observação
direta utilizando o diário de campo para fazer o registro descritivo dos fatos
observados e a entrevista
semi-estruturada buscando um roteiro flexível, onde a informação inesperada
possa ser incluída, sem alterar os fatos. Nestes roteiros serão incluídos textos verbal e não-verbal, ajudando a
apoiar e a compor a leitura sobre o fenômeno.
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