OLHAR
CALEIDOSCÓPICO DA EDUCAÇÃO
A visão mais conservadora acerca da instituição escolar considera que, a mesma, tem como função preparar a criança para ingressar na sociedade, promovendo as aprendizagens reconhecidas como fundantes para o grupo social ao qual esse sujeito pertence.
Nascimento (2006, p.51 e 52) sobre isso comenta que:
Posto isso, em tempos de
QUARENTENA precisamos dimensionar como podemos possibilitar acesso das crianças
e adolescentes ao patrimônio cultural da Humanidade, valorizar a cultura de
cada um e, ao mesmo tempo, dar acesso aos saberes relevantes de todas as
culturas.
Chamo isso de análise de território!!!!
Neste momento tenho
estudado muito sobre estratégias educacionais posto o acompanhamento clínico
dos meus pacientes ... cada um deles tem reagido de forma diferente aos processo
de estudos em casa ...
O que vejo em
comum nisso tudo e, tenho apoiado através da realização de muitas reuniões com
as coordenadoras pedagógicas, é que as
escolas precisam ter sagacidade em escolher os conteúdos pedagógicos a serem
ministrados e, a forma com a qual eles serão trabalhados com as crianças
... eles devem ser conteúdos que sejam funcionais e formativos para além da sala de aula ...
Trabalhar valores, virtudes, forças de caráter e habilidades socioemocionais mostra-se um eixo o qual fará com que os pais - no apoio à escolarização - possam favorecer reflexões e produções de sentido, fazendo com que a relação de estudos remotos, sejam assim, um espaço de formação, informação e transformação, educando cidadãos capazes de intervir criticamente na sociedade em que vivem, já que estamos todos passando por um momento bastante delicado da sociedade.
NASCIMENTO, Antonio Dias. Contemporaneidade: educação,
etnocentrismo e diversidade. In: LIMA JR., A.S E
HERTKOWSKI, T.M. (org.) Educação
e contemporaneidade: desafios para a pesquisa e a pós-graduação. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
PATTO, M.H.S. Introdução
à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
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