A viagem de Paris me fez encontrar uma pessoa muitíssimo querida! Claudia Opa ... Ela é uma amiga que está fazendo mestrado na UNIVERSITE PARIS 13 sua formação é em artes plásticas e trabalha sobre questões dos professores de artes sob o título: (Im)passes Subjetivos em Educação: história de vida dos arte-educadores em formação de Camaçari/BA.
Nossas saídas foram à base de Champagne, Bourdoux, muita risada e no final da noite Opa virou "Upinha" ... Ela foi nossa mestre de cerimônias numa Bastile cheia de gente que à meia noite sai correndo como a Cinderela - não para não virar abóbora mas sim para não perder o último Metro que passa às 12:30pm - também foi nossa cicerone em Montmartre com seu frio congelante apresentando-nos um barzinho que se rendeu aos encantos brasileiros e nos deu uma noite de músicas brasileiras com sotaque francês, onde pudemos mostrar o que a Bahia tem de melhor ... Conversas descontraídas sobre Direito, Arte, viagem, planos, samba no pé ... Saudades !!!!!
Abaixo alguns clicks dos momentos e um release do trabalho de Opa.
UNIVERSITE PARIS 13
MASTER2 - Sciences de l'education
Spécialité Formation des Adultes, Champs
de Recherche
Diretoras de Mémoire / Orientadoras – Izabel GALVAO et
Christine DELORY-MOMBERGER
CLAUDIA BAILÃO OPA
Mestranda
RESUMO EXPANDIDO
Cláudia
Opa é arte-educadora e arteterapeuta, mestranda em Ciência da Educação, pela
Universidade de Paris 13 (Paris/França), cujo desejo pela pesquisa nasceu das
inquietações cotidianas, enquanto professora e formadora de professores do
Município de Camaçari/BA, vê seu objeto de estudo versar sobre os (Im)passes Subjetivos em Educação: história
de vida dos arte-educadores em formação de Camaçari/BA, a fim de impulsionar
o refinar do conhecimento para além da mesmice, proporcionando uma análise dos
atos e afetos que se presentificam na escola e favorecem uma discussão acerca
da história
de vida em formação de professores.
Põem-se a
pensar sobre a subjetividade e em particular sobre seus (im)passes, desejando
compreender: Quais dimensões da
subjetividade do educador estão ligadas ao ato de educar? e Como a relação de
prazer e (des)prazer no ensinar pode repercutir no trabalho cotidiano do
arte-educador?
Entendendo
a natureza qualitativa desse estudo, decide-se pela pertinência epistemológica
do método da biografização, pois o processo (auto)biográfico possibilita a experiência de si, revisitando suas origens o
sujeito pode resinificar suas relações consigo, com o outro e com o mundo.
Dessa forma, a biografização remete à construção da identidade e à
utilização de processos identitarios. Tais processos são facilitadores da
aprendizagem, e porque não, da formação de professores. Segundo SOUZA (2006), os modelos biográficos assentam-se na
inserção individual e coletiva da memória e nas histórias de vida, os quais
centram-se na temporalidade, nos territórios, na individualização e individuação da existência e do sentido da vida. Nesse
contexto, propôs-se a investigar a historia de vida em formação de cinco
arte-educadores do sistema municipal de ensino de Camaçari. Para tal, utiliza
as entrevistas narrativas com a seguinte temática: - processo de escolarização; - escolha de carreira profissional; -
formação continuada; - relação com o trabalho cotidiano; - perspectivas para o
futuro.
Le projet fondateur de la recherche biographique
s’inscrit dans le cadre d’une des questions centrales de l’anthropologie sociale, qui est celle de la constitution
individuelle : Comment les individus deviennent-ils des
individus ? Question qui en convoque aussitôt beaucoup d’autres qui
concernent le complexe de rapports entre l’individu et ses inscriptions et
environnements (historiques, sociaux, culturels, linguistiques, économiques,
politiques), entre l’individu et les représentations qu’il se fait de lui-même
et de ses relations aux autres, entre l’individu et la dimension temporelle de
son expérience et de son existence. (DELORY-MOMBERGER, 2012).
Sendo
assim, este estudo se sustenta na crença de que o sujeito ao falar e ser
escutado é capaz de (re)configurar as suas matrizes icônicas, de ampliar os
canais de comunicação e expressão, auxiliando-o a (re)conhecer seus sentimentos
e desejos, impulsionando-o a novas e distintas experiências.
Referências Bibliográficas
DELORY-MOMBERGER, C (2009). La condition
biographique. Essais sur le récit de soi dans la modernité avancée,
Paris : Téraèdre.
DELORY-MOMBERGER, C (2012). Référentiels interprétatifs et modèles d’analyse. Communication présentée au Séminaire « 2ème séminaire de recherche
et de formation à la recherche biographique», Université Paris 13/Nord, 03 mar
2012.
SOUZA, E (2006). Autobiografias,
histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB.
GALVAO, I (2012). Récit d’investigation profissionnelle et émotion. Communication
présentée au Colloque International « Formes d’éducation et processus d’émancipation », Université
Rennes 2, 22-24 mai 2012.
NIEWIADOMSKI, C. (2012). Recherche biographique et clinique narrative. Entendre et écouter le
Sujet contemporain. Toulouse: Erès.
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