Além do Thamy e da Mercedes tive também o prazer de conhecer o Profº Douglas Emiliano ... Ele Possui graduação em Filosofia (USP), Licenciatura em Filosofia (USP), Mestrado em Educação (USP) e Doutorado em Educação (USP).
Mercedes Minnicelli, Douglas Emiliano, Eu e Thamy Ayouch
Na sua fala que tem por tema "Entre a dívida simbólica e o ato de ensino: novas reflexões em psicanálise e educação" Douglas trouxe:
"[...]a temática do ensino compreendido como efeito da dívida simbólica, dívida a qual é contraída, por um professor, com o Outro e a partir, sobretudo, de seus professores (eis que o mestre ensina por dever, por ser devedor) ..."
Interessante pensar que me identifico com a sua letra especialmente quanto ao fato dele trazer questões sobre o desejo de saber do aluno no interior da instituição escolar visto que na minha dissertação do mestrado falo sobre a importância do desejo como mola propulsora do aprender ... Além disso trato de desejo quando avalio na minha pesquisa os aspectos prazerosos e desprazerosos do professor em relação ao aluno com inibição na aprendizagem ...
A fala do professor Douglas me encantou demais ... Foi uma conferência ímpar de uma profundidade teórica que me trouxe mais consistência para ampliar minhas leituras e estudos ...
Junto com os outros palestrantes também tivemos um momento de tour ... Mas o melhor mesmo foi ser a motorista da rodada e poder ficar na escuta dos três grandes professores (Douglas, Mercedes e Thamy) a discutir e pensar sobre Psicanálise, Educação e Filosofia ... O trajeto foi longo, o engarrafamento até que foi bem posto para que chegássemos num Bonfim na amplitude da palavra não apenas me referindo à Colina Sagrada mas muito além disso ao (quase) fim de uma aula particular e tanto!!!!
Douglas, Mercedes e Thamy
Douglas, Mercedes e Thamy
Douglas, Mercedes e Thamy
Nenhum comentário:
Postar um comentário