Oiê ...
Hoje trago uma listinha com algumas indicações de leituras na área de Psicologia e Educação!!!!
Sempre penso que a forma mais eficaz de compreender sobre minha prática é estudando e ampliando as leituras que me abrem possibilidades de significar meus aportes teóricos ...
Até mais ...
PSICOLOGIA
ESCOLAR
COLL, C. (org.) (1996). Desenvolvimento
psicológico e educação: Psicologia da educação. Vols I, II e III. Porto
Alegre: Artes Médicas.
ERNY, P. (1982). Etnologia da
educação. Rio de Janeiro: Zahar.
FREITAG, B. (1980). Escola, estado e
sociedade. São Paulo: Moraes.
GADOTTI, M. (1990). Concepção
dialética da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados.
GADOTTI, M. (1990). Pensamento
pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática.
MANZIONI, M. A.; TEIXEIRA, M. B. (1994) Psicólogos na
saúde e na educação: a busca de novos caminhos na compreensão da queixa escolar.
In: NIGRO J. A. (Org.) Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São
Paulo: Sarvier.
MACHADO A. M. e SOUZA, M. P. R. (Orgs.) (1997) Psicologia
Escolar: em busca de novos rumos, SP, Casa do Psicólogo.
MACHADO A. M., (1994) Crianças
de Classe Especial: efeitos do encontro da saúde com a educação. São Paulo,
Casa do Psicólogo.
MACHADO A. M.; SAYÃO, Y.; SOUZA, M. P.
R.,( 1997) As Classes Especiais e uma
Proposta de Avaliação Psicológica. In Educação Especial em Debate. SP: Casa do Psicólogo, Conselho Regional de Psicologia.
MCLAREN, P. (1991). Os rituais na
escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação.
Petrópolis: Vozes.
NIDELCOFF, M. T. (1985). Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense.
SAYÃO, Y.; BOLETTA, A.; VICENTE, C. M.;
VICENTIN, M. C. G.; ANDRÉ, S. A. B., (1994) 10 Medidas Básicas para a Infância Brasileira. SP, Terranova Prop. Unicef, Abrinq.
SILVA, T. T. (org.) (1993). Teoria
educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.
SIROTA, R. (1994). A escola primária
no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas.
SOUZA B. P. (1990) Professora desesperada procura psicóloga
para classe indisciplinada. Boletim
da Ass. Bras. de Psicopedagogia, S.P. ano 9 no 20; p. 63-71.
SOUZA, M. P. R.; MACHADO, A. A.;SOUZA,
B. P.; SOUZA, D. T. R.; FRELLER, C. C., A
questão
do Rendimento Escolar: mitos e preconceitos.
In: NIGRO J.A. (Org.) Saúde
escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo, Sarvier, 1994.
WECHSLER, S. M. (org.) (1996). Psicologia
escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário