Oiê ...
Nas minhas
itinerâncias acadêmicas tenho tido oportunidade de dar aula em alguns espaços
de pós graduação e um dos temas que abordo tem relação com a atuação do
Psicólogo Escolar.
Venho percebendo com
isso que muitos dos meus alunos estão se arvorando por este campo de
atuação mas acabam desenvolvendo uma prática ortopédica muito mais nos moldes
da atuação de coordenadores pedagógico do que de fato uma prática validada nos
moldes da psicologia.
Diante de tal fato
estive nos últimos tempo buscando articular teoria e prática e nas minhas
pesquisas e leituras organizei as ideias abaixo incluindo aí conhecer mais
a Abrapee através do seu site.
Sugiro que quem se
interessar pelo tema possa também contribuir nesta colcha de fuxicos ...
PSICOLOGIA ESCOLAR
Psicologia Escolar e
Educacional tem se constituído historicamente como importante campo de atuação
da Psicologia. Psicólogos escolares e educacionais são profissionais que atuam em
instituições escolares e educativas, bem como se dedicam ao ensino e à pesquisa
na interface Psicologia e Educação.
As concepções teórico-metodológicas que norteiam a
prática profissional no campo da PSICOLOGIA ESCOLAR são diversas, conforme as
perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender
as dimensões subjetivas do ser humano.
Assim, algumas das temáticas de estudo, pesquisa e
atuação profissional no campo da PSICOLOGIA ESCOLAR são: processos de ensino e
aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis,
inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão
psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da psicologia
escolar, formação continuada de professores, dentre outros.
O Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO)
refere que o psicólogo escolar atua no âmbito da educação, nas instituições
formais ou informais[1].
Colabora para a compreensão e para a mudança do
comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino
aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais,
referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza
pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo.
Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema
Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do
ensino.
Na descrição das atividades desenvolvidas por este
profissional estão:
1- Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.
2- Desenvolve trabalhos com educadores e
alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao
funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus
integrantes.
3- Desenvolve, com os participantes do
trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal
administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver
problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de
potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente.
4- Elabora e executa procedimentos
destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares
específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a
implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.
5- Planeja, executa e/ou participa de
pesquisas relacionadas a compreensão de processo ensino-aprendizagem e
conhecimento das características Psicossociais da clientela, visando a
atualização e reconstrução do projeto pedagógico da escola, relevante para o
ensino, bem como suas condições de desenvolvimento e aprendizagem, com a
finalidade de fundamentar a atuação crítica do Psicólogo, dos professores e
usuários e de criar programas educacionais completos, alternativos, ou
complementares.
6- Participa do trabalho das equipes de
planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua
ação naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento
humano, de aprendizagem e das relações interpessoais, bem como participa da
constante avaliação e do redirecionamento dos planos, e práticas educacionais
implementados.
7- Desenvolve programas de orientação
profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial
humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do
trabalho e das relações do mercado de trabalho.
8- Diagnostica as dificuldades dos alunos
dentro do sistema educacional encaminha, aos
serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnóstico e
tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transceda a
possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre
escola e a comunidade.
9- Supervisiona, orienta e executa
trabalhos na área de Psicologia Educacional.
Assim, caros leitores conhecendo agora um pouco mais sobre esta
especificidade da Psicologia podemos reordenar nossa prática contribuindo e
muito com a educação.
Até mais ...
[1] Atualmente há uma nova concepção e o
termo mais utilizado refere-se a “espaços não formais” ao invés da terminologia
informal que aqui foi mantida por conta do documento original referir-se desta
maneira.
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