sexta-feira, 7 de março de 2014

Sta Ludmilla da Bohemia


A bem-aventurada Ludmila era de origem sérbia e de linhagem principesca. Ao se casar com o príncipe tcheco Borivoi, ela mudou-se para a Tchecoslováquia — país ainda pagão naquela época. Entendendo a supremacia do cristianismo, o casal Borivoi e Ludmila receberam o batismo de São Methodius, instrutor dos eslavos. Eles construíram a primeira igreja na Boêmia (perto de Praga). Construíram também outras igrejas e convidaram sacerdotes da Bulgária para instruírem seus súditos. Quando o príncipe Borivoi morreu aos 36 anos de idade, deixou três filhos e uma filha.

Santa Ludmila ao enviuvar, começou a distribuir seus bens aos pobres e a levar uma vida rigorosamente devota, razão pela qual o povo tcheco passou a gostar dela. Durante os 33 anos de regência de seu filho Rostislav (Bratislav) Santa Ludmila preocupava-se com o cristianismo na Tchecoslováquia.

Após a morte de Rostislav o filho dele de 18 anos Viatcheslav subiu ao trono. Esse filho foi educado no cristianismo pela princesa Ludmila. Dragomira, mãe de Viatcheslav emprenhava-se em trazer o povo tchevo de volta ao paganismo e deu início a uma perseguição aos cristãos. Ela odiava Ludmila e, aproveitando-se da juventude de Viatcheslav, começou a oprimi-la a tal ponto que Ludmila precisou sair de Praga e ir para a cidade de Techino. Dragomira enviou dois consultores com a incumbência de matarem Ludmila. Esses consultores, com a ajuda de malfeitores da região invadiram o palácio no sábado à noite onde santa Ludmila dormia e a estrangularam com uma corda. Isso aconteceu no ano 928, quando Ludmila completou 61 anos.

A santa mártir Ludmila foi sepultada na cidade de Techino, perto do muro da cidade. Todas as noites, no lugar onde está enterrada, começaram a surgir velas acesas. Um cego regional passou a enxergar quando tocou na terra do túmulo dela. O príncipe Viatcheslav, ao tomar conhecimento dos milagres que aconteciam no tumula de sua santa avó, solenemente transportou as santas relíquias da mártir Ludmila para Praga e depositou-as na igreja do grande mártir George. Alguns anos depois o príncipe Viatcheslav também foi torturado (a esse respeito veja abaixo).

Santa Ludmila é considerada protetora da Tchecoslováquia, e os milagres continuam acontecendo aos pés do seu sepulcro.

Troparion: Jesus, Tua ovelha princesa Ludmila clama com voz forte: meu Noivo, amo-Te, e Te buscando sofro, sou oprimida e expiro por Ti, sou Tua guardiã como que reinando em Ti, e morro por Ti, e também vivo conTigo, mas como vítima pura recebe-me, com amor me sacrifico a Ti: ó gloriosa mártir, através de tuas orações roga pela salvação de nossas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário