terça-feira, 24 de junho de 2014

Futebol e Educação: um entrelaçamento (im)possível!!!



Futebol e Educação: um entrelaçamento (im)possível!!!

É verdade que na Copa 2014 o Brasil esta pintado de verde e amarelo, mas também de muitas outras cores!!!

Pessoas de diversos países vieram para a Pátria Amada na intenção de saber o que de fato tem nesta imensidão e neste povo que encanta a todos sem exceção. E olha que tudo tem saído dentro do esperado com muita alegria e animação.

Eis que em meio aos jogos e ao meu grande amor pelos esportes tenho também exercido a minha profissão de professora imbuída na correção de TCC's e fico a pensar se, de fato, futebol e educação não se entrelaçam num casamento possível.

Ser orientador de trabalhos de conclusão de curso é uma tarefa que exige ao mesmo tempo assertividade na correção mas também sensibilidade em não tirar do aluno a sua autoria e a sua identidade, semelhante ao artilheiro que vislumbra a possibilidade de um gol dando um chute no qual muitos não imaginam que pode chegar a rede.

Mostrar outras possibilidades, alguns caminhos e respeitar a letra de fato é para mim o grande desafio deste lugar-orientador e assim como o técnico não somos nós que entramos em campo mas os artilheiros-alunos quem tem que ser o centro das atenções na hora do gol.

O trabalho de bastidor é importante e deve ser visto como direcionador. Tenho tentado dia a dia seguir este foco para que os meus alunos possam falar em nome próprio e para que sua letra possa ser respeitada na plenitude possível. Ainda para que os gols saim e sejam belos, vistos por diversos países-pessoas e que no replay a admiração possa ser contemplada.

Árdua tarefa que me encanta e, dia a dia me faz mais docente!!!!
Eis a (im)possibilidade entre Futebol e Educação ... 

2 comentários:

  1. Adorei Ludy!!!! E saiba que vc mesmo em meio a copa, continua nos orientando perfeitamente, como sempre fez.
    Bjs, Fabiane

    ResponderExcluir