segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Desenvolvimento sócio-afetivo no processo de ensino-Aprendizagem

Oiê ...

Mais uma vez o final de semana foi produtivo intelectualmente ... Fui para Feira de Santana contribuir na formação das alunas da Gastão Guimarães - Pós em Educação Infantil.

O tema trabalhado foi:

                       Desenvolvimento Sócio-Afetivo no processo de Ensino-Aprendizagem

Vimos coisas importantes:
                   Crescimento X Desenvolvimento
CRESCIMENTO
termina em determinada idade, quando esta alcança a sua maturidade biológica
DESENVOLVIMENTO
é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência

Embora todas as crianças progridam com certos padrões, a idade em que cada uma se torna capaz de executar atividades novas e a maneira como as executa, varia de uma para outra.

Piaget
Sensório-motor (0 – 2 anos);
Pré-operatório ( 2 – 7/8 anos);
Operatório-concreto ( 8 – 11 anos);
Operatório-formal (11/12 anos em diante)
Freud
Fase Oral (0 a 1ano)
Fase Anal (1 a 3 anos)
Fase Fálica (4 a 5 anos)
Período de Latência (dos 5 anos à puberdade)
Fase Genital (começa na puberdade)

Vygotsky buscou explicar como o ser humano chega às funções complexas
 de pensamento
.
 Entendia que o ser humano como um “sujeito histórico” aquele que transforma e é transformado pelo mundo em que vive.

•Na interação a linguagem é um fator de peso; é através dela que acontece a comunicação entre as pessoas. Ao observar as crianças, Vygotsky constatou que a criança sempre falava quando desenvolvia uma ação qualquer.

Pensamento e linguagem têm três raízes genéticas diferentes, constituem dois sistemas com processo de desenvolvimentos diferentes, mas em alguns momentos seguem por um mesmo caminho.
O brinquedo, para Vygotksy, é o meio principal para o desenvolvimento cultural da criança.
APRENDIZAGEM
Aprendizagem como um processo de construção individual através do qual se faz uma interpretação pessoal e única da tal cultura.

                                            Alguns registros da aula mediada






3 comentários: