quarta-feira, 15 de abril de 2015

Porque eu amo dar aula?


Resultado de imagem para professora
Bem o título deste post eh "Porque eu amo dar aula?" e para responder vou hoje falar de um grupo muito especial que eu encontrei este final de semana ...



Mais uma vez estive pelas bandas de Feira de Santana lá na Gastão Guimarães ... Fui falar de avaliação e intervenção na criança ... este é um tema que gosto muito posto que no meu dia a dia trabalho com isso ...

A aula começou com uns probleminhas tecnológicos já que nem sempre o avanço da tecnologia ajuda ... o tal HDMI resolveu me dar um trabalhinho na conexão com o VGA ... Apois, para os menos tecnológicos estas são duas versões diferentes de conexão .... enfim!!!! Não seria a falta da dos slides que ia me derrubar, mas de fato os vídeos fizeram falta!!!!

Continuamos nossa jornada a falar de neuropsicologia, aprendizagem, avaliação intervenção ... e fomos aos jogos ... penso que são as articulações que fazem uma boa relação teórico-prática porque conteúdo em geral todos têm acesso mas, interlocução eh que faz a diferença!!!

Aqui segue um registro e alguns dos pontos que trabalhamos ....

·         Atenção
·         Percepção
·         Compreensão
·         Planejamento
·         Julgamento
·         Tomada de decisão
·         Aprendizagem
·         Memória
·         Raciocínio
·         Solução de problemas

E outros ....

DIFICULDADES DE ESCRITA

Dificuldade de seguir sequências e esta característica pode manifestar-se por omissões de partes das informações escritas: omissão de letras, sílabas, palavras, frases ou até parágrafos inteiros.

Importante ler o que escreveu.

Desatenção – a dificuldade de aquisição e fixação das regras ortográficas.

Disgrafia – dificuldade de coordenação motora fina que evidencia-se por planejamento motor inadequado, ocasionando um traçado ruim e letra feia, forte ou fraca pressão do lápis, alta incidência de repassamentos, desorganização espacial, etc.

DISLEXIA

Dificuldade de leitura inesperada para a idade, inteligência e oportunidades educacionais numa pessoa com integridade auditiva e visual.
Dificuldade de reconhecimento acurado de palavras e pobre habilidade em soletrar e decodificar.
Resultam em um déficit no componente fonológico da linguagem

Discalculia - Características

É a dificuldade em aprender cálculos e números, de um modo geral, os sujeitos com discalculia não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los.
Tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos, sequências, ao realizar contagens, sinais  numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia.
Tipos de Discalculia

·       Discalculia Verbal - dificuldades para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
·         Discalculia Practognóstica - dificuldades para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou imagens matematicamente.

·         Discalculia Léxica - dificuldades na leitura  de símbolos matemáticos.


Enfim, depois de muitas articulações e dos três dias muito prazerosos eu posso afirmar que

Eu amo dar aula

Eu amo dar aula porque a troca é muito gratificante, Eu amo dar aula porque aprendo com meus alunos, Eu amo dar aula porque planto sementes, Eu amo dar aula porque acredito num futuro melhor, Eu amo dar aula porque simplesmente amo ...

Ah!!! e para completar tanto AMOR ainda tive meu sapo indo me buscar ... que lindo!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário