quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O que tem na aula hoje?

Oiê ...

Dia a dia o lugar docente me mostra a responsabilidade quanto a formação de pessoas que muito em breve serão meus colegas ...

Lugar duro, árduo, que existe na díade prazer e desprazer ... Afinal, nem tudo são flores e as noites em claro fazendo planejamento de aula não são as mais fáceis ... Que os orixás sempre me protejam!!!! 





Marcelo Ricardo Pereira, Psicólogo, Psicanalistaprofessor da UFMG, dentre outras coisas pensa e produz sobre o lugar docente como aquele o qual traz dada " falta de prestígio" ...

Também retoma Kant e Freud no dizer do educar como sendo tarefa da ordem impossível.

No texto "O avesso de uma paixão" refere:


Se for verdade que a educação tem se mostrado cada vez mais como o que Kant, em seu Sobre a Pedagogia, já assinalara ser uma arte impossível, ao lado da arte de governar, talvez tenhamos alguma chance de rever esse lugar de impotência que a própria educação e seus profissionais reclamam a si mesmos. Sobre isso sabemos que Freud não só realçou a observação de Kant acerca das artes impossíveis, como acrescentou a elas a arte de curar, e teorizou algo específico acerca do fracasso ou do sucesso insuficiente ao qual, de saída, as três artes estão destinadas. Ora, esse impossível exige-nos trabalho, pois ele diz justamente das incertezas, das desilusões, da incongruência humana e do mal-estar na cultura – que também se encontram no cerne da arte de educar.


Envolvida nesta (im)possibilidade e me sentindo a mais das pretigiadas professoras pois, sempre tenho sala cheia, alunos ávidos por saber, hoje estou fazendo a revisão do semestre letivo 2015.2 na Turma MT2 do Curso de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa e, emprenhada de ideias estamos todos imbuídos em montar um grande seminário interno da disciplina Desenvolvimento de Processos Psicológicos.

O conteúdo do mesmo versará sobre: Pensamento, Linguagem, Emoção, Motivação, Atenção, Percepção e Memória.

Acredito que produção do conhecimento se dá na interface entre o pensar e o fazer e, aqui chamo Morin para dialogar quando ele fala sobre "Os sete saberes necessários à educação do futuro". Assim, permito aos meus alunos que possamos ver na prática como construir conhecimentos de forma pertinente.

Ainda teorizando penso sobre Jacques Delours no seu relatório para a UNESCO o qual

 traz os pilares da educação. Delours (998) cita que o objetivo da educação não é 

somente transmitir conhecimentos, mas também criar um espírito para toda a vida em

 que ensinar é viver em transformações consigo próprio e com os outros.





Este, é o aprender a conviver ...  O exercitamos hoje ...

Enfim, muitos podem chamar de arte, outros podem falar das dificuldades mas ser professora para mim é simplesmente viver e respirar possibilidades futuras e ter a garantia, ao dormir, que o dia valeu muito a pena!!!

Afinal eu tenho apenas um Simples Desejo: "Hoje eu só que que o dia termine bem!"

Obrigada meninos e meninas por me permitir entrar na vida de vocês!!!!

Aguardem em breve o resultado das produções .... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário