segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Fuxico: Edital de Seleção UFBA - FACED 2014.1




EDITAL Nº. 01, de 13 de janeiro de 2014

SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ALUNO ESPECIAL EM DISCIPLINAS OPTATIVAS 
DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFBA, NO SEMESTRE 
2014.1

1 PREÂMBULO
1.1 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade
Federal da Bahia, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do
processo seletivo para aluno especial em disciplinas optativas oferecidas no semestre 2014.1,
em conformidade com as Normas Complementares para os Cursos de Pós-Graduação Strictu
Sensu da UFBA e o Regimento Interno do Programa.
1.2 O processo seletivo será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE), Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, End.: Avenida Reitor Miguel Calmon,
s/n, Vale do Canela, Salvador, Bahia, Brasil CEP: 40110-100. Tels.: (71) 3283-7262/7264,
FAX: (71) 3283-7264.
1.3 Todas as informações e dúvidas relativas a este Processo Seletivo estarão disponíveis,
exclusivamente, no endereço http://www.pgedu.faced.ufba.br/

2 DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
2.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos a aluno especial em disciplinas
optativas oferecidas no semestre 2014.1 do Programa de Pós-Graduação em Educação
deverão ser efetuadas única e exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no
endereço http://www.pgedu.faced.ufba.br/ , no período compreendido entre 27 e 31/01/2014.
2.2 Após envio da inscrição pelo formulário eletrônico, o candidato receberá,
automaticamente, uma mensagem de confirmação da mesma em seu correio eletrônico. Caso,
por algum motivo, esta mensagem não chegue em 24 (vinte e quatro) horas, o candidato
deverá entrar em contato com a Secretaria da Pós-Graduação através do e-mail:
 selecaopgedu@gmail.com .
2.3 Poderão inscrever-se candidatos residentes no Brasil ou no exterior.
2.4 No ato da inscrição deverão ser anexados ao formulário de inscrição online os seguintes
documentos:
a) Diploma de Graduação (arquivo escaneado em formato jpg ou pdf). Em caso de
alunos de graduação em fase de conclusão, uma declaração institucional de que o
candidato é concluinte do segundo semestre de 2013;
c) Currículo Lattes (indicação do link disponibilizado na plataforma Lattes/CNPq
Completo, no formato http://lattes.cnpq.br/9999999999999999 );
d) Carta Proposta elaborada pelo candidato (arquivo em formato pdf)
h) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no processo seletivo no valor
de R$ 30,00 (trinta reais). Boleto disponível no endereço eletrônico
 www.sgc.ufba.br/sgcboleto/sol_matricula.htm (arquivo escaneado em formato jpg
ou pdf);

3 ROTEIRO DA CARTA PROPOSTA
3.1 A Carta Proposta deve conter:
a) cabeçalho com dados de identificação do candidato, indicação da disciplina e do professor
para os quais está se inscrevendo;
b) texto, em formato livre, mas necessariamente com os seguintes itens: a) apresentação da
trajetória acadêmica/profissional até o momento, a partir do curso de graduação; b)
argumentação de como os conteúdos do componente curricular escolhido poderão contribuir
para o crescimento pessoal e para a qualificação profissional do candidato; c) apresentação de
como o componente curricular escolhido pode contribuir para a elaboração de um possível
projeto de pesquisa;
3.2 A Carta Proposta deve limitar-se a um máximo de 2 laudas, compostas com fonte 12,
espaço 1,5.

4 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
4.1 Inscrições com pendências de documentos serão automaticamente excluídas do processo
de seleção;
4.2 Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento da inscrição;
4.3 O candidato deverá inscrever-se em apenas uma disciplina;
4.4 O candidato pode concorrer a vagas em disciplinas de outros Programas de
Pós-Graduação da UFBA concomitantemente à seleção do PPGE. No entanto, no PPGE, o
candidato será admitido em uma única disciplina como aluno especial por semestre, caso
seja aprovado.
4.5 Caso o candidato seja, ou já tenha sido, aluno especial, atente para o fato de que
regimentalmente só pode cursar até quatro disciplinas nesta categoria, conforme o disposto
no parágrafo primeiro do artigo quatorze das Normas Complementares dos Cursos de
Pós-Graduação da UFBA, mesmo não tendo concluído a disciplina.
4.6 Uma vez aprovado, o candidato fica obrigado a apresentar a documentação exigida pela
Secretaria Geral de Cursos – SGC/UFBA, para a efetivação da matrícula, sob pena de
desclassificação
4.7 O candidato deve assegurar-se, antes da submissão dos documentos, que os arquivos
digitalizados estejam legíveis.
4.8 NÃO será aceito outro formato de Currículo. Deve ser, exclusivamente, o da
Plataforma Lattes.
4.9 NÃO é necessário comprovar qualquer informação contida no Currículo Lattes.

5 APRESENTAÇÃO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS NO SEMESTRE 2014.1:
5.1 EDC582 – História e Educação
Professor(a): Sara Dick
Aula: terças-feiras, 14:00 às 18:00h
EMENTA: Desenvolvimento histórico da sociedade brasileira e os problemas educacionais inerentes a
cada conjuntura concreta. A relação História e Educação (Cf. Catálogo de Documentos Básicos,
Faced/Ufba, 1998).
5.2 EDCA36 – Cultura Popular e Educação
Professor(a): Pedro Abib
Aula: terças-feiras, 15:00 às 19:00h
EMENTA: Aspectos sócio-políticos e culturais que caracterizam o Brasil como país pluricultural na
contemporaneidade. Conceitos de cultura, identidade, etnia, educação não-formal, arte-educação, etc...
Cultura popular e sua evolução no Brasil. Veículos de comunicação de massa e da indústria cultural, e
suas influências na nossa cultura contemporânea. Processos educativos que envolvam questões relativas
à cultura popular a partir do contato com seus protagonistas: mestres, brincantes, músicos, dançantes,
artesãos, etc.... Manifestações da cultura popular enquanto processos de construção da identidade cultural
no âmbito da educação formal e não-formal.
5.3 EDC573 - Política e Educação
Professor(a): José Wellington Marinho Aragão
Aula: quartas-feiras, 14:00/18:00
EMENTA: Política e políticas da educação. Poder da educação. Federação e sistemas de ensino da
União, dos Estados federados e dos Municípios. Educação superior vista pelo Estado. Reforma do Estudo
e a educação.
5.4 EDC594 –Trabalho e Educação
Professor(a): Maria Regina Antoniazzi
Aula: quartas-feiras, 14:00 às 18:00h
EMENTA: Estudo das bases históricas e conceituais da formação social capitalista, analisando a
educação no contexto das crises do capital, do desenvolvmento capitalista e do trabalho assalariado. A
relação e as mudanças contemporâneas da base econômica de produção e educação. As diretrizes e
políticas educacionais de caráter produtivista e neoliberal (qualidade total e formação por competências
para a “empregabilidade”) e as alternativas na perspectiva da formação humana unitária e politécnica
no Brasil de hoje.
5.5 EDC 590 – Currículo
Professor(a): Roberto Sidnei Macedo
Aula: quintas-feiras, 08:00 às 12:00h
EMENTA: Estuda o campo do currículo de uma perspectiva crítica. Reflete sobre o currículo como
construção sociocultural e realidade complexa, tomando-o como “estado de fluxo” e edificação
interessada. Analisa aspectos técnicos e pedagógicos da construção curricular, bem como, suas
implicações ideológicas e práticas considerando o campo de poder onde se dinamiza. Possibilita a
discussão de temas contemporâneos afetos ao campo do currículo, visando a compreensão aprofundada
da relação currículo, trabalho e conhecimento.
5.6 EDCE49– TEE Educação, redes sociais e cultura digital
Professor(a): Edvaldo Couto
Aula: quintas-feiras, 18:30 às 22:30h
EMENTA: Utilização das redes sociais digitais no processo ensino-aprendizagem. Enfoque
teórico-prático sobre o uso das redes sociais na educação, bem como suas implicações pedagógicas e
sociais. Discussão sobre a cultura de colaboração nas redes sociais como prática educacional.
5.7 EDCH57– Africanidades, Corpo e Educação
Professor(a): Emanuel Soares
Aula: quintas-feiras, 08:00 às 12:00h
EMENTA: A educação das relações étnico-raciais. Historia e cultura africana e afro-brasileira. Racismo
estrutural e a formação do corpo afrodescendente no Brasil. Ideologia da democracia racial. Negritude na
escola. Cultura negra e educação brasileira.
5.8 EDC C43 – TEE Educação e Diversidade
Professor(a): Theresinha Miranda e Nelma Galvão
Aula: quintas-feiras, 08:00 às 12:00h
EMENTA: Estudo da escola como instituição social, enfatizando as relações existentes entre aspectos
sociais, psicopedagógicos e a prática educativa, focalizando os valores sociais, a cultura escolar e a
diversidade na construção de uma escola inclusiva.
5.9 EDC706 – TEE Tópicos Avançados em Psicologia da Educação
Professor(a): Paulo Gurgel
Aula: quintas-feiras, 18:30 às 22:30h
EMENTA: Princípios básicos do Comportamentalismo Radical; contribuições da Análise do
Comportamento para compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem; planejamento de
contingências e o uso de tecnologias do ensino no cotidiano escolar; o projeto pedagógico analítico
comportamental e suas implicações para prática docente: da alegoria do espontaneismo ao fantasma do
tecnicismo.
5.10 EDCE53 – TEE Marxismo, Teoria do Conhecimento e Educação
Professor(a): Elza Margarida de Mendonça Peixoto
Aula: sextas-feiras, 14:00 às 18:00h
EMENTA: Estudo cronológico da obra de Marx e Engels com o fim de apreender, na crítica à ciência
burguesa, o processo histórico de elaboração da concepção materialista e dialética da história,
destacando-se especialmente (a) as origens e as fontes do marxismo, e, no debate do tempo histórico, (b)
o posicionamento ontológico, gnosiológico, axiológico e teleológico assumido pelos autores e suas
implicações para a teoria pedagógica.
5.11 EDCB47 – Deficiência, Sociedade e Educação
Professor(a): Alessandra Barros
Aula: sextas-feiras, 14:00 às 18:00h
EMENTA: A deficiência enquanto categoria específica dentro do debate acerca da diversidade humana.
Percurso histórico transcorrido pela surdez, pela cegueira, pelas deformidades corporais e pela doença
mental nas sociedades ocidentais. A deficiência como construção social: valores, crenças e cultura na
definição da desvantagem relativa. A deficiência como produção social: violência, pobreza e
concentração de riqueza na distribuição geopolítica e epidemiológica da deficiência no mundo atual.
Deficiência e políticas assistenciais na sociedade contemporânea: saúde, previdência, educação.
5.12 EDCE54– TEE Psicologia Escolar e Educacional: perspectiva crítica
Professor(a): Lygia Viegas
Aula: sextas-feiras, 08:00 às 12:00h
EMENTA: Da crítica à Psicologia Escolar e Educacional tradicional à construção da Psicologia Escolar e
Educacional em uma perspectiva crítica. Medicalização, patologização e psicologização da vida escolar.
A história dos transtornos de conduta e dos problemas de aprendizagem na escola. A produção de novos
olhares da psicologia na compreensão do fracasso escolar. Questões éticas.
5.13 EDCC12– TEE Docência do Ensino Superior
Professor(a): Cristina D’Ávila
Aula: sextas-feiras, 08:00 às 12:00h
EMENTA: Estudo da docência no ensino superior, seu objeto e estruturantes didáticos na formação de
professores. O o saber, saber ser e o saber fazer. Concepções de educação e teorias pedagógicas
aplicáveis ao contexto universitário. Relações fundamentais do processo
didático: ensino-aprendizagem; objetivos e conteúdos conceituais; métodos e técnicas de ensino;
avaliação do processo ensino-aprendizagem; relações interpessoais na sala de aula. Organização da
prática pedagógica: o processo do planejamento e elementos didáticos constitutivos. Iniciação na prática
de ensino sob a forma de micro-aulas.
5.14 EDC C43 – TEE Educação e Tecnologia Assistiva
Professor(a): Theresinha Miranda e Teófilo Galvão Filho
Aula: sextas-feiras, 14:00 às 18:00h
EMENTA: A Tecnologia Assistiva favorecendo novas possibilidades para a pessoa com deficiência na
apropriação das experiências presentes em sua cultura. Produtos e Serviços de Tecnologia Assistiva para
a autonomia, desenvolvimento, aprendizado e inclusão social do aluno com necessidades educacionais
especiais. Apropriação, demandas, perspectivas e limites da Tecnologia Assistiva na construção de uma
Escola Inclusiva.

Salvador, 17 de janeiro de 2014.
Maria Helena Silveira Bonilla
coordenadora do PPGE/UFBA

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