segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Um (des)encanto FEDERAL



Oiê ...

Queria compartilhar com vocês uma situação muito chata que tive que encarar hoje...
Fui convidada por algumas pessoas especiais para participar da primeira reunião de 2014 de um "certo grupo de pesquisa".... OBS: Os nome não serão citados pois certamente eu me meteria em encrenca e, de verdade, não estou nem um pouco com vontade de processos.

Apesar de muitas atribuições que eu tinha dei total preferência a tal evento e desde às 7:30h cheguei ao local para tal reunião que, marcada para às 08h somente começou bemmmm depois disso...

Em meio a tantos sorrisos de boas vindas me senti muito acolhida mas, eis que estes sorrisos logo ficaram amarelos quando a "intitulada líder" me deu o banho de água fria. Sem pudor disse que somente deveria estar presente àqueles que fossem alunos regulares do programa. 

Isto não foi o grande problema mas sim, a forma e ainda o fato de ter falado sobre deslealdade com os outros alunos quanto a possibilidade de apresentar os pré-projetos antes que os 'outros' pudessem ter a mesma possibilidade. Me perguntei quem era ela para ser tão arrogante e pretensiosa. Que coisa mais imbecil!!!! Não me conhecia, não sabe da minha trajetória, nem mesmo o que de fato eu queria ali. Posso garantir que a minha participação no grupo era para contribuir e em momento algum pensei em tirar proveito no processo seletivo.

Estou concorrendo ao doutorado em tal instituição e os processos são incongruentes ... no ano de 2013 fui até a última fase da seleção, mas não fui selecionada pois não conhecia nem participava de nenhum grupo ... quando sou CONVIDADA - por uma querida professora - para participar do grupo "a tal líder" faz um papelão destes?!

É de gueto que se trata ... me senti no Apartheid ...

Dia a dia me desencanto com a academia por conta de "figurinhas" como esta que vivem numa HIPOCRISIA FEDERAL ... Ah, a mesma "líder" ainda se lamentou porque o programa corre o risco de ser descontinuado pela Capes .... Neste momento entendo mesmo ... talvez nas entrelinhas deste desligamento esteja o fato dela (pessoalmente) não ser "Qualis" o que reflete negativamente para todos os outros Grupos que desejam de fato um programa bem qualificado. 

Enfim ... a ela só tenho a dizer duas coisas:

"Aquilo que não me mata, só me fortalece!"
 Friedrich Nietzsche
e
"Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia construirei o meu castelo." 
Fernando Pessoa

Abaixo, segue o esboço (já que o original foi passado a limpo e entregue e o mesmo teve algumas alterações) de um pequeno bilhete que escrevi na hora da situação para a professora que me convidou e de quem tenho profundo carinho e admiração e, quem também no semblante mostrou-se um tanto incomodada com a má educação da "líder" afinal, como já dizia minha querida avó "roupa suja se lava em casa" e quando temos visitas devemos respeitá-las.

O meu (des)encanto

"Hoje dez de fevereiro de dois mil e quatorze talvez seja um dia marcado por um enorme desencanto. Sim, neste momento nem me cabe a escansão do termo.
Como pode alguém que trabalha com a formação de professores marcar a fala com um "bater a porta na cara de quem chega?". Me senti igual ao aluno taxado de fracassado pelo professor que não imagina a marca simbólica que ele causa. Me marcou e profundamente inclusive num pensar de este seria mesmo meu tempo/espaço.
O meu encanto caiu por terra; todos os sorrisos de boas vindas recebidos por pessoas muito carinhosas ficaram para mim amarelados. O que fazer agora: pedir licença e sair ou ficar?
Foi bom ficar! Fiquei e logo que você entrou o meu coração disparou, o meu coração se (re)encantou e brilhou pela afinidade que tenho pela sua poética que não me permite desistir.
Já dizia Guimarães Rosa que "não morreu, ficou encantado", mas parte do meu desejo foi assassinado, e a sangue frio, com um tiro a queima roupa. O que vou fazer com tudo isso de verdade ainda não sei mas gostaria de agradecer por me fazer me encantar. Quanto ao meu nariz quebrado pela porta colocarei um curativo e vou colocá-lo em outros lugares"  

Nenhum comentário:

Postar um comentário