sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Curiosidades da Holanda !!! - Parte 2




Os Países Baixos possuem dois territórios autônomos no Caribe : as Antilhas Holandesas e Aruba.

A Indonésia (um dos mais populosos países do mundo) foi colônia holandesa até 1963. 

A Guiana Holandesa foi possessão dos neerlandeses até 1976, quando conseguiu sua independência e adotou o nome de Suriname. Detalhe: o Suriname faz fronteira com o estado brasileiro do Pará.

O município brasileiro de Holambra (derivado da junção de Holanda, América e Brasil), no estado de São Paulo, recebeu esse nome em virtude de uma colônia holandesa que estabeleceu na região. Holambra é um dos maiores produtores de flores (inclusive tulipas) do país.

Os africâneres (ou bôeres) são descendentes de colonos franceses, alemães e, em sua grande maioria, holandeses que se estabeleceram na África do Sul. Eles desenvolveram sua própria língua, o africâner, que é atualmente uma das onze línguas oficiais da África do Sul.

O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Os Países Baixos têm mais de 15.000 ciclovias, há tantas bicicletas quanto habitantes.

O maior porto do mundo é o de Roterdã, na Holanda.

Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

A seleção holandesa participou de oito Copas do Mundo. Foram 17 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. As melhores participações foram em 1974 e 1978 (em ambos os casos, ela foi vice-campeã).

Os holandeses jogaram três vezes contra os brasileiros em Copa do Mundo. Resultado: uma vitória, uma derrota e uma empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário