terça-feira, 12 de março de 2013

Fuxicando sobre a Qualificação de Ana Rita

Oiê ...


               Além de ser o Dia Internacional das Mulheres foi um dia mais que especial por ter sido 
                                               convocada para este momento singular ...

        Conforme já dito nos adendos deste blog gostaria de ressaltar que todo escrito aqui postado esta 
                            destituído de submeter-se às instâncias acadêmicas, religiosas e partidárias ...

Importante referir que neste escrito coloco somente a minha impressão dos fatos, falas e momentos ... 

                                                                              ---- X----

Hoje queria falar um pouco da experiência extrassensorial que tive na última sexta feira, dia 08 de Março quando participei da Banca de Qualificação do Doutorado da minha amiga Ana Rita. 

O meu papel na realidade era de "escriba" na tentativa de registro das observações mas meu povooooooooo acho que tive um das aulas mais belas da minha vida!!!!!!!!!!!! Escutar Profº Dante Galeffi, Profº Manoel Carlos e Profº Alex Sandro me deixou surtadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ..... Como pode caber tanta coisa naqueles cabeções .........

Ana trabalha na sua tese com a perspectiva do corpo e da educação. Nesta interface ela usa Foucault, Deleuze e outros grandes numa articulação poética, metafórica, rizomática e dura. Tece alinhavos nas palavras, cita exemplos da sua trajetória e acima de tudo encanta .... Diante das suas letras os mestres rederam loas e a mim, só restou me orgulhar de estar presente respirando sabedoria, escutando sabedoria, bebendo sabedoria e quem sabe introjetando um pouquinho deste conhecimento ...

Inicialmente o Profº Manoel Carlos pontuou sobre um percurso de formação poucas vezes visto academia ... na forma e na estrutura trazida por Rita, ele refere ver "curvas de um feminino que escorrega e escorre nas dobras do textos"  ... Ainda nas suas palavras o texto "não pode ser analisado no império do significado e do significante, trata-se de uma questão semiótica" ... Continua sua análise com indicação de outras leituras, perguntou para onde mais iriam estas páginas, pontuou que no nosso novo acordo ortográfico História e Estória agora são grafadas HISTÓRIA e marca que não mais falamos de uma mentira ou uma verdade que antes eram diferidas na grafia ... agora brincamos com a história que refere sobre as antigas histórias e as contações de 'estórias' ... Conclui sua fala: 

"Não deve o leitor ser avisado para não diminuir-lhe a experiência. Fazer cortes é aleijá-lo das suas qualidades aquilo que não cabe na sua institucionalização"
                                                                    Profº Manoel Carlos



A palavra circula e então o Profº Doutor, Mestre, Soberano, Cabeção e Sabe Tudo Dante Galeffi inicia as suas pontuações dizendo ser o texto de Ana "um texto com circularidade que vai para outros lugares e não se fecha" ... O Grande Mestre marca ainda das nas suas interlocuções sobre os devires minoritários, sobre a educação homogênea, sobre a educação desobediente ... Confesso que nessa hora só escutei e me senti um átomo de tão ínfima a minha compreensão ... Sabe aquela coisa: um dia chego lá!!!! Foi a sensação ... E ele termina sua fala:

"Considero seu texto uma dádiva" 
Profº Doutor, Mestre, Soberano, Cabeção e Sabe Tudo Dante Galeffi

Obs: Fiquei tão tímida que não consegui expressar a minha admiração por ele ... Para mim ele "é o cara" ....




Continuando com as contribuições Profº Alex Sandro inicia marcando sobre a forma singular que o texto se apresenta, refere sobre a temporalidade extensiva, marca que Ana segue o próprio caminho com sua experiência e sem se perder ... Continua suas intervenções dizendo que ela não se deixa dominar pelos autores e não se subordina as ideias deles ... Traz Espinoza, Deleuze e Nietzsche para a mesa ...
Por fim, conclui sua fala:

"A obra esta pronta, precisa colocar na moldura"
Profº Alex Sandro

As outras coisas da banca de qualificação considero apenas como pinduricalhos acadêmicos apenas para cumprir tabela ...

Depois de tudo isso eu estava com uma baita dor de cabeça!!!! Acho que os neurônios nunca trabalharam tanto fazendo sinapses e buscando articular as falas, as colocações, pensamentos - de fato - de alta compreensão ...

Cheguei a conclusão que somente essa mulher, cabeção, especial e minha amiga seria capaz de colocar numa mesa redonda um grupo de experts desse top que tratou seu escrito de modo cuidadoso e que somente fez cortes às poucas arestas fora do lugar ... Agora amiga é brindar!!!!

Que venha a defesa do doutorado!!!!


Milla

2 comentários:

  1. Grata, amiga pela sua presença, pelo seu delicado cuidado.
    O meu "cabeção", como diz, está na altura da minha vagina. Isso o que me faz prosseguir... risos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, por isso que seu texto foi tão adorado pelo homens da mesa!!!!
    Parabéns!!!!

    Aguardo a Banca de Defesa.
    Bjo

    ResponderExcluir