sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fuxicando com a amiga Claudia Opa em Paris

Oiê ...

A viagem de Paris me fez encontrar uma pessoa muitíssimo querida! Claudia Opa ... Ela é uma amiga que está fazendo mestrado na UNIVERSITE PARIS 13  sua formação é em artes plásticas e trabalha sobre questões dos professores de artes sob o título: (Im)passes Subjetivos em Educação: história de vida dos arte-educadores em formação de Camaçari/BA.

Nossas saídas foram à base de Champagne, Bourdoux, muita risada e no final da noite Opa virou "Upinha" ... Ela foi nossa mestre de cerimônias numa Bastile cheia de gente que à meia noite sai correndo como a Cinderela - não para não virar abóbora mas sim para não perder o último Metro que passa às 12:30pm - também foi nossa cicerone em Montmartre com seu frio congelante apresentando-nos um barzinho que se rendeu aos encantos brasileiros e nos deu uma noite de músicas brasileiras com sotaque francês, onde pudemos mostrar o que a Bahia tem de melhor ... Conversas descontraídas sobre Direito, Arte, viagem, planos, samba no pé ... Saudades !!!!!


Abaixo alguns clicks dos momentos e um release do trabalho de Opa.










UNIVERSITE PARIS 13
MASTER2 - Sciences de l'education
Spécialité Formation des Adultes, Champs de Recherche
Diretoras de Mémoire / Orientadoras – Izabel GALVAO et Christine DELORY-MOMBERGER


CLAUDIA BAILÃO OPA
Mestranda


RESUMO EXPANDIDO


Cláudia Opa é arte-educadora e arteterapeuta, mestranda em Ciência da Educação, pela Universidade de Paris 13 (Paris/França), cujo desejo pela pesquisa nasceu das inquietações cotidianas, enquanto professora e formadora de professores do Município de Camaçari/BA, vê seu objeto de estudo versar sobre os (Im)passes Subjetivos em Educação: história de vida dos arte-educadores em formação de Camaçari/BA, a fim de impulsionar o refinar do conhecimento para além da mesmice, proporcionando uma análise dos atos e afetos que se presentificam na escola e favorecem uma discussão acerca da história de vida em formação de professores.
Põem-se a pensar sobre a subjetividade e em particular sobre seus (im)passes, desejando compreender:  Quais dimensões da subjetividade do educador estão ligadas ao ato de educar? e Como a relação de prazer e (des)prazer no ensinar pode repercutir no trabalho cotidiano do arte-educador?
Entendendo a natureza qualitativa desse estudo, decide-se pela pertinência epistemológica do método da biografização, pois o processo (auto)biográfico possibilita a experiência de si, revisitando suas origens o sujeito pode resinificar suas relações consigo, com o outro e com o mundo. Dessa forma, a biografização remete à construção da identidade e à utilização de processos identitarios. Tais processos são facilitadores da aprendizagem, e porque não, da formação de professores. Segundo SOUZA (2006), os modelos biográficos assentam-se na inserção individual e coletiva da memória e nas histórias de vida, os quais centram-se na temporalidade, nos territórios, na individualização e individuação da existência e do sentido da vida. Nesse contexto, propôs-se a investigar a historia de vida em formação de cinco arte-educadores do sistema municipal de ensino de Camaçari. Para tal, utiliza as entrevistas narrativas com a seguinte temática: - processo de escolarização; - escolha de carreira profissional; - formação continuada; - relação com o trabalho cotidiano; - perspectivas para o futuro.

Le projet fondateur de la recherche biographique s’inscrit dans le cadre d’une des questions centrales de l’anthropologie sociale, qui est celle de la constitution individuelle : Comment les individus deviennent-ils des individus ? Question qui en convoque aussitôt beaucoup d’autres qui concernent le complexe de rapports entre l’individu et ses inscriptions et environnements (historiques, sociaux, culturels, linguistiques, économiques, politiques), entre l’individu et les représentations qu’il se fait de lui-même et de ses relations aux autres, entre l’individu et la dimension temporelle de son expérience et de son existence. (DELORY-MOMBERGER, 2012).

Sendo assim, este estudo se sustenta na crença de que o sujeito ao falar e ser escutado é capaz de (re)configurar as suas matrizes icônicas, de ampliar os canais de comunicação e expressão, auxiliando-o a (re)conhecer seus sentimentos e desejos, impulsionando-o a novas e distintas experiências.

Referências Bibliográficas
DELORY-MOMBERGER, C (2009). La condition biographique. Essais sur le récit de soi dans la modernité avancée, Paris : Téraèdre.
DELORY-MOMBERGER, C (2012). Référentiels interprétatifs et modèles d’analyse. Communication présentée au Séminaire  « 2ème séminaire de recherche et de formation à la recherche biographique», Université Paris 13/Nord, 03 mar 2012.
SOUZA, E (2006). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensinoPorto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB.
GALVAO, I (2012). Récit d’investigation profissionnelle et émotion. Communication présentée au Colloque International « Formes d’éducation et processus d’émancipation », Université Rennes 2, 22-24 mai 2012.
NIEWIADOMSKI, C. (2012). Recherche biographique et clinique narrative. Entendre et écouter le Sujet contemporain. Toulouse: Erès.

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