sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Fofoquinhas de Paris

Oi gente ...
Hoje de fato é o primeiro dia em Paris. Por volta das 10 e meia saímos  para começar a conhecer os encantos desta cidade. O bairro onde estamos hospedados - esqueci de contar que viajei com minha irmã de coração e meu cunhado - fica bem pertinho da Torre Eiffel e a nossa primeira parada foi lá mesmo. Antes entretanto demos uma passadinha numa padaria para tomar café e aí tem um porém: os franceses não param para comer eles entram e pedem o famoso baguete e saem rapidinho comendo pelas ruas ou seja esse jeitinho brasileiro de sentar e degustar um café da manhã aqui não se acha com tanta facilidade ... Praticamente temos um fast food matinal ... Depois de comer baguete nos perdemos e nos achamos nos quarteirões e eis que chegamos ao maior retrato da cidade!!!!

A Torre Eiffel é uma construção bastante particular e glamurosa ... Aqui esta muito frio mas ainda assim os turistas se enveredam pelas escadas para apreciar a vista ... Que esta fora de forma sugiro

que nem tente ... Kkk ... São cerca de uns 30 andares até chegar ao segundo andar ... E apesar da tal educação francesa meus queridos se vc ano tomar cuidado a galera te empurra escada acima e te joga escada abaixo ... Estou aprendendo aqui que francês é impaciente e a educação e o glamour são relativos ... é um jeito diferente se tratar o turista ...

Após quase congelar subindo as escadas, fomos para o passeio de ônibus!  Aqui tb têm "Salvador Bus" ... Gente essa parte merecia ter sido filmada ... Saímos do Brasil com esse passeio comprado porém esqueceram de avisar que tem vários tipos de linhas ... Cada vez que entrávamos no ônibus vermelho o motorista dizia para pegar o verde ... Depois que encontrávamos o verde o motorista dizia que era o amarelo eu estava quase achando que eles estavam sacaneando porque até correr pela rua com papel na mão atras do "buzu" nos fizemos até achar o diacho certo ... Enfim no "Paris Buzu" aí que nos lascamos mesmo ... Neste frio dos infernos só tinha ligar lá em cima ... Congelamos até na parada seguinte conseguir um lugar climatizado!

Demos a volta no gueto e paramos na Catedral de Notre Dame ... Lugar lindo!!!!! Os vitrais são de um colorido singular, os sinos que já foram substituídos ficam no meio da basílica e lá no altar fica uma Lá pieta, bela a acolher todos os visitantes ... Acendemos velas e fiz uma oração ... Me emocionei lembrando com saudade do meu avô mas pedi luz para ele e também saúde e sucesso para todos os amigos e parentes ... Esqueci de contar que antes de ir para catedral paramos para almoçar num bistrot tipicamente francês ... O garçon que nos atendeu era engrassadíssimo pois parecia aquelas caricaturas de desenho animado: magro, nariz para cima, suntuoso e parecia que tinha o rei na barriga...tomamos champanhe, degustamos um sopa, salada e mais baguete!!!!!! Um adendo: pão na França é proibido de colocar fermento então bicho é duro feito a peste e quando comemos lembra o jeito do capitão caverna!!!!

Depois de pagar a conta e após as fotos fomos para uma rua onde compramos várias lembrancinhas!!!! Passeamos mais um pouco e a cidade esta com muitas promoções.... Para quem me conhece sabe que basta ver a plaquinha "soldies" que já tou lá dentro enfiando o pé na jaca ... E depois disso voltamos de metrô para o hotel. Ah! Sobre isso vamos combinar que Paris tb tem a mesma linha de Salvador "barroquinha-comercio" véspera de feriadão às cinco da tarde porque meus amores impossível você conseguir entrar no metrô....Sugestão de amiga: espera o próximo se não quer virar sardinha em lata!!!!
Amanhã volto por aqui com mais fofoquinhas do meu diário parisiense...