quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Fuxicos sobre uma aula diferente!

Oiê ...

Mais uma vez vou falar sobre a possibilidade de um fazer docente outro. Lendo Paulo Freire grande pensador da educação na apresentação do livro "Os professores como intelectuais" de Henri Giroux fiquei especialmente tocada com o trecho no qual ele refere:

"[...] Não é viável escrever ou conversar sobre contextos ou temas, ou ensiná-los de uma maneira isolada, sem levar seriamente em consideração as forças culturais, sociais e políticas que os moldam".  Paulo Freire

Diante disso ontem posso descrever sobre uma aula que teve um caráter pedagógico significativo para melhor compreensão do tema Gestão de Pessoas no que se refere a Evolução histórica da administração de recursos humanos.


Pautada nas três correntes que traçam esta linha do tempo ...

1) Abordagem tecnicista e organicista: Administração das Relações Industriais,
2) Abordagem sistêmica: Administração de Recursos Humanos,
3) Abordagem neoliberal: Gestão de Pessoas

... pudemos construir painéis para que compreendêssemos melhor de que maneira a administração contemporânea se constitui quanto a GP.

Trazendo os pensamentos de Fayol, Taylor e Ford o primeiro grupo mostrou as principais bases da organização industrial trazendo as críticas a este modelo como, por exemplo, o pouco reconhecimento dos direitos do trabalhador. O segundo grupo traz Mayo e ressaltam a relevância do fator humano na empresa o que proporciona o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho como posto por Gil no seu livro “Gestão de Pessoas”. Ainda nesta perspectiva pudemos discutir sobre o conceito de sistema o qual as organizações nesta fase puderam ser vistas sob este prisma.

Sistema neste sentido pode ser visto como sendo uma forma de:
1- interação e interdependência;
2- combinação de partes conjunto de elementos;
3- disposição de partes ou elementos que tem correspondência entre si.

Falamos ainda:
  Interdependência das partes
  Ênfase no processo
  Probabilismo
  Multidisciplinariedade
  Concepção multicausal
  Caráter descritivo
  Caráter multimotivacional
  Participação
  Abertura
  Ênfase nos papéis

Na continuidade o grupo seguinte se deteve no atual conceito de Gestão de Pessoas de maneira que pudemos ver:
“Pessoas vistas como recursos que precisavam ser administrados para ter um máximo de rendimento assim sendo consideradas como parte do patrimônio da organização”. Gil

Toda esta articulação foi realizada de maneira distinta do habitual ... o uso do recurso tecnológico foi  apenas para dar o start necessário no pensar mas, de fato, os materiais tais quais papel, tesoura, cola, revistas, cordões foram que deram o tom da noite!!! E haja criatividade ...
A produção dos painéis penso que surpreendeu até mesmo os seus autores que por vezes na literalidade da vida esquecem de ser brincantes ...
Alguns no início nem queriam sentar no chão ... ao final todos estavam “prenhos” de desejo num savoir faire diferenciado entregues e totalmente abertos à experiência na relação com outro!!!

Bem vindos meninos e meninas a mais uma aula brincante dentro do rigor que toda academia exige ... 
Obrigada por se permitirem fazer diferente numa dança de ensino-aprendizagem onde se colocaram de fato o professor-sujeito e o aluno-sujeito ...

A belezaa desta aula só mesmo Freud para explicar pela ordem do desejo e do princípio do prazer!!!








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