domingo, 30 de abril de 2017

Autismo e Psicanálise

 

Oi pessoal!!!!


Bem, no último dia 26/04/2017 foi sancionada a Lei 13.438/2017 que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei  8.069/1990). Esta lei regulamenta a obrigatoriedade nas consultas pediátricas no SUS da utilização de protocolos padrões para identificação de riscos de desenvolvimento psíquico em crianças até os 18 meses de idade.

Isso significa que crianças as quais os indicadores apontarem possibilidade de alterações como, por exemplo, o TEA (transtorno do espectro autista) poderão ter um melhor acompanhamento e intervenção precoce.

Para mim o mais importante desta Lei é que o protocolo sugerido trata-se do IRDI - Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil - o qual decorreu de uma pesquisa grupo de psicanalistas, especialistas nos cuidados da criança, reunidos para construir o protocolo de indicadores e coordenados pela Profa. Dra. Maria Cristina Machado Kupfer (IPUSP), que é coordenadora científica nacional da pesquisa. 

Quando eu estava no mestrado, em 2010 tive oportunidade de acompanhar esta pesquisa nos seus resultados e isso me faz pensar o quanto por vezes a Psicanálise é mal compreendida e mal interpretada.

Mas enfim, agora de fato mostramos a que viemos, e a Psicanálise de certo agora considero que esta perspectiva teórica tenha feito sua maior contribuição à contemporaneidade.

A título informativo um outro protocolo também a ser usado é o M-CHAT.

E vamos para frente com muita seriedade no nosso trabalho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário