terça-feira, 29 de outubro de 2013

Falando de inclusão e criança surda com minha orientada Denise Passos






INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA
Denise Passos 

Considerando que o panorama atual da educação infantil no município de Salvador vem se ajustando para expandir seu atendimento, principalmente, na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais, é fato que ainda há outro desafio: a qualidade para garantir a tríade da educação que não é só cuidar e brincar, mas educar com atendimento de qualidade. O desafio ainda é maior por tratar de um grupo na sua minoria, com uma cultura desvalorizada, e com uma a língua com pouco prestígio a da cultura ouvinte. Este estudo nomeado O Ser-Estar da Criança Surda numa Classe Regular de Educação Infantil pretende observar o processo de interação e comunicação de uma criança surda numa classe regular de educação infantil cujo educador tem formação básica em LIBRAS. Através de um estudo qualitativo baseado na etnopesquisa onde a linguagem tem um papel fundamental, destacando a presença da voz dos atores como algo singular, fundamentada na realidade da qual ele faz parte e que dá espaço para falar das questões ligadas ao ato educativo. O método escolhido será um estudo de caso com caráter qualitativo onde terão como sujeitos a criança surda, os alunos ouvintes, a professora ouvinte e com secundário a mãe. A observação será realizada numa escola municipal de Salvador que atende a educação infantil. O recurso metodológico é a observação direta utilizando o diário de campo para fazer o registro descritivo dos fatos observados e a entrevista semi-estruturada buscando um roteiro flexível, onde a informação inesperada possa ser incluída, sem alterar os fatos. Nestes roteiros serão incluídos textos verbal e não-verbal, ajudando a apoiar e a compor a leitura sobre o fenômeno.




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