domingo, 27 de outubro de 2013

Formação continuada do profissional da Educação Infantil - Profª Drª Monica Appezzato Pinazza (USP)



 Formação continuada do profissional da Educação Infantil 
 Profª Drª Monica Appezzato Pinazza (USP)



Considera que temos avanços na formação do profissional da EI:

Preponderantemente professoras - 86,9% formação exigida pela LDBEN

Pontua que o número de professores de creche e pré-escolas é bastante reduzido em relação aos demais níveis da educação básica.

Pergunta então:
1- Em que medida, a certificação tem garantido uma formação que dê conta das especificidades da EI sobretudo na etapa que atende crianças muito pequenas?

2- As pessoas em formação contribuem com suas experiências na concepção de currículo?

 Profª Drª Monica Appezzato Pinazza refere sobre ser a profissão constituída com discursos que fogem da prática - discurso de especialistas nacionais e internacionais, legisladores, etc.

"Modelo pautado na técnica pouco aproximado da prática"

Acerca do processo de constituição do campo quando falamos de EI ela interroga sobre as práticas que não centram o olhar nos que aprendem. Também referiu acerca das especificidades não presentes no currículo de formação e marca sobre o desafio ser compor um processo que tenha um olhar diferenciado para criança de zero a cinco - isso implica desafio pois não temos modelos nem formulas prontas.


Pontua também sobre a visão de academização que a qual por vezes não dá respostas a coisas que vemos no cotidiano.

Traz a crítica quanto a "Herança do modelo escolar" referindo-se que estas se pautam num rol de atividades e realização visando a superação de deficiências de formação do profissional com um caráter compensatório.

Outra crítica trazida pela  Profª Drª Monica Appezzato Pinazza foi a adaptabilidade como não sendo transformadora de práticas nem de pessoas. Ela refere acerca da concepção de formação continuada de maneira que não possa essa ser apriorística pois, esses professores têm uma prática. Pontua sobre o fazer é cecear a possibilidade de participar da construção do campo.

"A ciência da educação não se encontra nos livros, nem nos laboratórios experimentais, nem nas salas de aula onde se ensina, senão nas mentes dos que dirigem a atividade educativa." (Dewey 1929 p. 28-32)

Outros pontos registrados:
- Reencontro com o sujeito que aprende - epistemologia do sujeito
  Desenvolvimento pessoal e profissional
Reencontro com o saber experiencial - epistemologia da prática
  Desenvolvimento profissional e organizacional 

- Experienciar - Rogers - olhar mais subjetivo com isso não tenho condições de criar algo teórico e consistente
- Epistemologia da prática perspectiva investigativa da prática.

Posso garantir que foi um momento de extremo aprendizado!!!

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