terça-feira, 1 de outubro de 2013

Fuxicando sobre a Defesa de Leide Antonino


O "Fuxicando com Milla" se fez presente no último dia 24 de setembro na Defesa de Mestrado de Leide Antonino.




                                                             Bem me quer mal me quer - 
                         sofrimento psíquico do professor sujeito na escola contemporânea

Este foi o título escolhido pela autora que num despetalar singelo apresentou a sua pesquisa.


Iniciando a manhã e tirando a primeira pétala da margarida branca a orientadora Lourdes Ornellas inicia falando sobre o fato do ponto não ser final e também fala do bem me quer mal me quer como um afeto na escola que também se encontra no campo do desprazer.

Iniciada a sessão ... 

Leide começa a falar do despetalar imbricado com sua história pessoal.

Analisar os fatores que fazem o professor permanecer na prática docente mesmo diante de afetos que trazem marcas de desprazer, sofrimento e mal estar foi o seu objetivo geral.

Leide descreve sua pesquisa quanto ao locus (escolha aleatória de uma escola pública), sujeitos (11 docentes), os instrumentos e a análise de dados.

Como parte mais significativa refiro que  foram trazidas as categorias que  emergiram na pesquisa: Fadiga do fazer docente, Docência x Maternagem, (En)canto na sala de aula.

A perspectiva trazida por ela encanta pela letra e pela metáfora leve de ser lida e degustada como numa brincadeira de criança, nesse bem me quer mal me quer!

Por fim,  apenas ficaram as pétalas amarelas de um tempo por vezes pouco colorido que agora passou!!!!

Parabéns Amiga por mais essa conquista que certamente continuará num projeto doutoral!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário