domingo, 12 de novembro de 2017

Bela, recada e do lar é o ca%$#$##*&

Oiiiêeee ...

Bem, hoje queria aqui compartilhar uma situação que ocorreu ontem comigo ... 

Como alguns sabem, vendo as minhas postagens, sou ávida pelo saber e, o tempo todo estou em busca de formação continuada .. faço hoje alguns cursos on line e faço um MBA ....

*Omitirei aqui os nomes da instituição e da pessoa - por motivos óbvios - pois, qdo fazemos desabafos isso pode repercutir em processos judiciais. E também porque certamente ele não representa a opinião da instituição que é muito séria, e os professores anteriores representaram muito bem a instituição ... foram todos excelentes e contribuíram e estão contribuindo enormemente na minha formação.

Bem vamos aos fatos: estava - faz dois finais de semana - numa disciplina de Gestão da Negociação e de Conflitos em Gestão de Projetos e, desde o primeiro dia de aula observei alguns aspectos do professor que iam de encontro aos meus princípios enquanto mulher, cis, nordestina, psicóloga, esposa, filha, tia, irmã amiga e tantas outras facetas ...

Falas do tipo “as novelas ficam passando essas coisas de homem beijando homem” (sic) aconteceram e, me calei, respirei fundo e segui em respeito aos cabelos brancos que ocupavam o lugar da frente naquela sala de aula ... Mas pensei, será que ele assistiu e debateu a contemporaneidade quando Gloria Perez trouxe Ivan/Ivana ou apenas execrou a autora por colocar na tv o “tal beijo gay” que ele referiu no primeiro dia de aula??? ... Imagino que foi um choque para ele ver a cena na novela. (Hahaha, Freud explica!!!!)

Seguindo o fluxo do cronograma, neste segundo final de semana da mesma disciplina, o professor amplia seu repertório (ao meu ver de preconceito) e aponta sobre diferenças de negociação entre homens e mulheres. 

Resultado de imagem para o grito quadro

Somente a arte de Munch, O grito (1893), para representar meu sentimento naquele momento!!!!!!

Será mesmo que estamos falando em 2017 de que mulheres são mais sentimentais e homens mais assertivos de maneira que quando falamos em técnicas de negociação precisamos diferenciar a maneira de abordar????

Sinceramente NÃO me representa ..... O exemplo dado, de que mulher entrar numa loja e olha cinquenta sapatos e escolhe apenas um, me representa menos ainda .... entro sim na loja, sabendo o que quero comprar, sem muitas voltas e, não abro guarda roupas de sapatos e dou saltinhos de alegria como no filme que ele passou (para piorar a situação!!!!!). Ah!!! teve outro exemplo sobre compra de carros .. e mal sabe ele, que o meu carro antigo foi negociado POR MIM, na compra de um carro zero quilometro e, que a negociação foi ganha-perde porque eu consegui acessórios, abatimento, afinal o mercado e a economia estão em um momento no qual quem tem o capital está em melhor posição de negociação!!! Viu professor, antes mesmo de saber o seu conteúdo de aula eu já o aplicava na prática!!!!  

Gente!!!! quantos exemplos inadequados :(

Falar de perfil de pessoas não tem a ver com sexo biológico, pois os traços de personalidade e as tipologias psicológicas são de PESSOAS e não de homens ou mulheres. Sou psicóloga, tenho já 12 anos de prática, estudo para caramba buscando aprimorar meus conhecimentos e escutar isso, me deixou muito decepcionada. 

Sabe professor, talvez você não tenha acesso em ler este post, talvez sim ele um dia chegue em você ... mas acima de tudo vá se atualizar, seus slides são os mesmos desde 2013, estão postados na internet e você mudou pouco ... falou de VUCA e, não está atento a volatilidade, a rapidez .... disse ao colega que se mudará hoje para Campinas que tome cuidado com a água de lá pois, se beber ele pode virar gay ... você é mesmo um ridículo e espero que os Campinenses NUNCA saibam quem você é .... porque acho que ficaria em maus lençóis como dizemos aqui na Bahia ...

Aprenda a distinguir sexo biológico, gênero, identidade de gênero, expressão de gênero etc ... e jamais coloque tudo no mesmo balaio, nem saia por aí falando atrocidades. Posso te indicar muitas referências bacanas, já que em sala você defendeu tanto que devemos ler livros, pois aluno que não lê não tem boa formação ... então, meu caro, volte e alise o banco do saber ampliando seu repertório e aprendendo que a contemporaneidade é líquida como Bauman nos presenteou com tal pensamento!!!

Outra coisa, chegue nos lugares sem soberba porque ali na sua frente tem pessoas muito qualificadas, mestras como eu, doutoras como uma colega ... não somos ignóbias como você se posicionou ... Ah!!!! Muito importante não fale de Jung e Rogers sem propriedade, os pobrezinhos devem ter se revirado nas suas covas .... não seja raso ...  

Minha saída da sala ao final da manhã e, no turno da tarde foi porque de verdade em nada o professor contribuiria mais para meu aprendizado - tecnicamente falando - e estas palavras não são para apaziguar ou “ficar bem na fita” com ninguém, mas apenas para expor algumas convicções que em lugar nenhum, de modo nenhum, irei abandonar.

E para terminar:

Resultado de imagem para bela recatada e do lar

Nenhum comentário:

Postar um comentário