sábado, 18 de novembro de 2017

Ortorexia e vigorexia: você conhece estes transtornos alimentares????

Oiiiii

Por muito tempo ouvimos falar em bulimia e anorexia... em especial na década de 90 e nos anos 2000 tiveram filmes, documentários e muitas discussões sobre corpo envolvendo estes transtornos os quais apresentam como maior característica o fato do “ser magro” ser o grande foco.



A bulimia trata-se de uma condição na qual o sujeito utiliza-se de vários meios purgativos como por exemplo uso de remédios, colocar o dedo e/ou objetos na garganta para provocar vômitos 🤮 

Já a anorexia é uma condição na qual a pessoa apresenta uma distorção na sua imagem corporal e apesar de estar fisicamente magra psiquicamente se sente ainda acima do peso e, faz dietas extremamente restritas ....


Com o advendo dos programas televisivos que trouxeram as “mulheres frutas” para a mídia, passamos a ter por volta de 2010 um reviravolta nos novos moldes corporais e, a moda fitness ganhou espaço.... com ela, nasceu o mercado da suplementação alimentar e, aí nascem ou quiçá apenas aparecem dois novos modelos de transtornos alimentares: a vigorexia e a ortorexia.




A principal definição de Vigorexia é o transtorno alimentar no qual há obsessão por fazer exercícios físicos de maneira a tornar os corpos musculosos e torneados, enquanto que a ortorexia trata-se da obsessão pela alimentação saudável!


Ortorexia


Vigorexia 

Creio que quando falamos sobre isso, há necessidade de ampliação das discussões, também uma escuta de cada caso e quando houver sinais destas condições vejo a necessidade de apoio psicológico para auxílio às pessoas que perdem a medida e, que passam a viver estes hábitos de maneira que comprometem a sua saúde mental. 

Como características a serem observadas destaco que as pessoas com Vigorexia ou com Ortorexia são pessoas que em regra se tornam monotemáticas, por vezes também passam a ser antissociais pois, deixam de frequentar espaços com os amigos para não sair da dieta restritiva. Compram muitos suplementos alimentares no caso da Vigorexia e compram comidas naturais em excesso no caso da Ortorexia.

Importante pensar que para qualquer pessoa, dimensionar uma alimentação saudável e também a prática regular de exercícios físicos faz bem, previne uma gama de doenças cardiovasculares e também equilibra o metabolismo além de fazer muito bem à saúde mental. Porém, todo excesso leva a situações nas quais podemos observar sofrimento psíquico....assim, em caso de pessoas que não mais conseguem controlar seus hábitos pode ser a hora de buscar um profissional da psicologia!!!!

Não exitem na busca do psicólogo... isso é sinônimo de saúde!!! Afinal, saúde não é somente física mas também saúde mental!!!!

#ficadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário