quinta-feira, 21 de maio de 2020

Deu vontade de voltar ...

Oiêeee ...

Faz tempo que não venho por aqui..... hoje deu vontade de retomar o blog ...

Sempre falei que aqui funciona pela ordem do desejo e, mais que nunca essa métrica é importante para mim ...

Vamos lá ... estamos vivendo a quarentena e, escrevi sobre isso!!!


Desde que foi instaurada no mundo toda a situação de PANDEMIA, estamos observando que os impactos gerais nos estudantes, vão desde aqueles ligados a rotina escolar/aprendizagem de conteúdos até aqueles impactos que englobam questões emocionais como ansiedade, medo, angústia além - é claro - da insegurança do que está por vir.
Há ainda observações que apontam o quanto a preocupação de muitos destes estudantes têm envolvido as questões financeiras da sua família, em especial quando se trata daqueles meninos e meninas com uma idade na qual, já conseguem perceber as dificuldades em que as famílias brasileiras – em sua grande maioria - estão imersas.
Na mesma toada as escolas privadas se viram num momento em que precisaram - de uma hora para outra - mudar seu escopo do “essencialmente presencial” para o modelo remoto. Aí me vem o articular disto tudo com a minha paixão por vinhos ... sim sim sim ... sou uma admiradora de vinhos e, da experiência enológica ... nesta área temos uma terminologia que me faz pensar o momento educacional que estamos vivendo ... Trata-se do BLEND ...
No que tange ao vinho blend é um termo utilizado para designar um “vinho de corte”, esta palavra significa 'mistura' e, remota à combinação de duas ou mais castas de uvas usadas na fabricação daquele certo vinho. Em se tratando de educação falo então da "BLENDED LEARNING" ... ainda que ela não esteja sendo usada na sua essência, o que estou analisando é que - com os estudos domiciliares empreendidos neste período de forma remota - o modelo presencial será retomado assim que os órgãos oficiais avaliarem o redimensionamento do distanciamento social e, ao voltar para o presencial os alunos terão experimentado a “mistura” ... a educação híbrida trata-se de um modelo o qual permite que as aulas - em regra - se mostrem mais dinâmicas, também mais acessíveis/flexíveis, posto que o estudante tem a liberdade de escolher de qual forma deseja aprender. A partir da integração dos conteúdos online, e do aprendizado colaborativo, a formação geral dos estudantes torna-se mais sólida e ampliada. Outras aprendizagens são experimentadas!!!
Onde eu quero chegar nesta reflexão????
Ao que vejo, após a experiência educacional que estamos vivendo, as escolas - e aí incluo aquelas geridas pelo sistema público - vão precisar se reestruturar pois, ninguém é mais o mesmo após experimentar um BLEND ... seja ele na experiência enológica ou na experiência educacional ...
No que tange a educação, o ambiente colaborativo criado através do uso de ferramentas outras para além da experiência presencial, proporciona ao estudante o pensar em grupo e discussões ampliadas bordejadas de diversos temas, de forma que eles inclusive assumem funções de professores entre seus pares ... Implantar modelos ativos de aprendizagem é deixar cair por terra a questão de "lugar" percebendo o aluno numa perspectiva mais dinâmica e menos estática ... neste sentido temos ainda o desafio quanto ao entendimento das famílias sobre esta modalidade híbrida, que "mistura" presencial e virtual, sincronia e assincronia ... estas famílias também precisarão redimensionar a forma de ver a escola, seu papel, sua função e seu “modus operandi” ... precisarão experimentar uma outra taça de vinho ... mas isso é tema para uma próxima postagem quando eu abrir uma nova garrafa para degustar!!!

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