terça-feira, 9 de junho de 2020

A importância da INOVAÇÃO - A lição das Moscas


Oiê .....

Estava este dias pensando sobre o quanto eu me envolvo com novos projetos e, o quanto fico empolgada com isso ... CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO são duas palavras muito presentes na minha vida ... sabe aquela pessoal que todo dia fica buscando em que mexer .... pois, bem!!!

 #muitoprazer esta sou!!!



A pandemia tem de fato aberto o mundo digital para mim ... antes eu sempre usei as redes sociais como forma de divertimento e, nos últimos tempos ou melhor nos últimos 80 dias estou 100% vivendo o mundo on line ... O consultório, as aulas, as reuniões tudinho via computador, celular e Ipad .... 

Acabei buscando me aprimorar neste aspecto e, com isso, tenho refletido sobre INOVAÇÃO ... Me deparei com o texto abaixo .... SIM ... são muitas letras juntas "UM TEXTO" rs ... mas ele flui ... se joga na leitura primeiro que depois dele tem uma reflexão .... 


"Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, ela não conseguiu escapar, desanimou, parou de se debater e morreu. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era esperta e por isso continuou a se debater  e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu.  Dali, conseguiu levantar voo para longe.

Tempos depois, a mosca esperta, por descuido, novamente caiu num copo. desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no divino tempo, se salvasse. 

Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição  da companheira de espécie, pousou na beira  do copo e gritou:
– tem um canudo ali, suba nele.
A mosca esperta respondeu:
– “Pode deixar que eu sei  como resolver este problema, já passei por isso.

E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água e morreu.

“Soluções do passado, em contextos diferentes, podem transformar em problemas. Se a situação se modificou, dê um jeito de mudar.”

Quantos de nós, baseados  em experiências anteriores, deixamos de observar  as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? 

Criamos uma confiança equivocada  perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir. É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso. Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

REFLEXÃO:

Por mais que estejamos todos muito ansiosos e angustiados com tudo que está acontecendo no mundo por conta da pandemia, existem muitas oportunidades disfarçadas em desafios ... tenho vivido isso na minha rotina por precisar redimensionar a prática clínica e docente ... não é apenas "papo de auto ajuda" ... não mesmo ... isso aqui é conversa de gente grande ... Sabe porquê? 

Por que a vida organizacional contemporânea aponta que FLEXIBILIDADE/ADAPTABILIDADE, CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO são características fundamentais de se ter profissionalmente ... 

Além delas devemos ter atenção também com a CONEXÃO COM AS PESSOAS ... a mosca morreu por achar que já sabia "tudo" e que alguém de fora não tinha um bom conselho para dar .... lembremos que para hoje o que precisamos é criar novas formas de fazer o seu trabalho ... INOVAR não é só pensar em "novo" mas é pensar como fazer o mesmo de maneira diferente ... e isso requer generosidade em estar sempre aprendendo ... o mundo corporativo fala hoje em aprendizagem por competências e, em lifelong learning isto é, na educação continuada de maneira a "nunca ser cedo ou tarde demais para se aprender" ...

O que você tem aprendido? Já parou para pensar sobre isso ou, você será mais uma mosca morta no leite?

Um comentário:

  1. Meu Deus...rsrs
    Lendo o texto e sua reflexão...me identifico com todas as moscas...com cada uma delas em um momento específico dos últimos noventa dias, hj estou entre a que quer nadar...tá vendo que não funciona e tá olhando para o canudo...pensando em como se agarrar a ele...e abrir mão das certezas que no momento são inexistentes...pelo menos subindo pelo canudo não vou morrer afogada.kkkk
    Grande lição do isolamento social e da pandemia...deixar acontecer cada dia, sem ter sempre tudo planejado, organizado e sobre controle.
    Ainda digerido tudo isso...pessoas próximas partindo ,outras curando ...e lá vamos nós.
    Buscando viver o hoje...sem apostar no amanhã, mas sem deixar a esperança de dias melhores morrer.
    Abraços Pró.
    Gratidão!

    ResponderExcluir