quarta-feira, 24 de junho de 2020

OLHAR CALEIDOSCÓPICO DA EDUCAÇÃO

OLHAR CALEIDOSCÓPICO DA EDUCAÇÃO


Promoção Óculos Caleidoscópio Diamante Deep Vision Trippy - R$ 119 ...

A visão mais conservadora acerca da instituição escolar considera que, a mesma, tem como função preparar a criança para ingressar na sociedade, promovendo as aprendizagens reconhecidas como fundantes para o grupo social ao qual esse sujeito pertence.

Nascimento (2006, p.51 e 52) sobre isso comenta que:


[...] “nas trilhas abertas pelas mudanças implementadas pela modernidade, foram concebidos muitos processos e meios de transmissão social do conhecimento”.


A função social da escola de acordo com os princípios da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) está em criar situações de aprendizagem dos conteúdos necessários, levar os alunos a se instrumentalizarem, tornando o mundo inteligível nas diversas áreas, possibilitar acesso aos Códigos da Modernidade. São eles:


- Domínio da leitura e da escrita,
- Fazer cálculos e resolver problemas, analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações,
- Compreender e atuar em seu entorno social,
- Receber criticamente os meios de comunicação, localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada,
- Planejar, trabalhar e decidir em grupo.


Posto isso, em tempos de QUARENTENA precisamos dimensionar como podemos possibilitar acesso das crianças e adolescentes ao patrimônio cultural da Humanidade, valorizar a cultura de cada um e, ao mesmo tempo, dar acesso aos saberes relevantes de todas as culturas. 

Chamo isso de análise de território!!!!


Neste momento tenho estudado muito sobre estratégias educacionais posto o acompanhamento clínico dos meus pacientes ... cada um deles tem reagido de forma diferente aos processo de estudos em casa  ... 


O que vejo em comum nisso tudo e, tenho apoiado através da realização de muitas reuniões com as coordenadoras pedagógicas, é  que as escolas precisam ter sagacidade em escolher os conteúdos pedagógicos a serem ministrados e, a forma com a qual eles serão trabalhados com as crianças 

... eles devem ser conteúdos que sejam funcionais e formativos para além da sala de aula ...

 Trabalhar valores, virtudes, forças de caráter e habilidades socioemocionais mostra-se um eixo o qual fará com que os pais - no apoio à escolarização - possam favorecer reflexões e produções de sentido, fazendo com que a relação de estudos remotos, sejam assim, um espaço de formação, informação e transformação, educando cidadãos capazes de intervir criticamente na sociedade em que vivem, já que estamos todos passando por um momento bastante delicado da sociedade.

 

NASCIMENTO, Antonio Dias. Contemporaneidade: educação, etnocentrismo e diversidade. In: LIMA JR., A.S E HERTKOWSKI, T.M. (org.) Educação e contemporaneidade: desafios para a pesquisa e a pós-graduação. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.

PATTO, M.H.S. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário