quarta-feira, 17 de junho de 2020

Você já ouviu falar sobre BRAIN DUMP?





Você já ouviu falar sobre BRAIN DUMP? 


Sabe aquela sensação de CABEÇA CHEIA?! Aquela sensação de que os pensamentos não param de surgir ... eu até brinco que minha cabeça quando lê, vê, cheira, sente algo seja lá o que for, abre um pop-up com uma ideia.

Pois bemmmmm ... em tradução livre seria algo como “despejo de cérebro”. Pessoas que como eu (kkk) sempre estão em alta rotação quanto aos pensamentos por vezes acabam por não colocar em prática alguns projetos, até também tendem a achar certos pensamentos irrelevantes, ou mesmo esquecer parte do que pensa ... a ideia da técnica do “brain dump” é auxiliar em organizar, desacelerar e diminuir a ansiedade que isso pode gerar .... Então, vamos a ela!!!

 

Você deverá escrever suas ideias, seus planos, suas atividades pendentes, seus compromissos e absolutamente tudo mais que passar pela sua cabeça ...  O ideal é que se utilize um caderno e/ou bloco de anotações somente para isso ... faça este processo até sentir que conseguiu colocar no papel tudo aquilo que estava “sobrecarregando” a sua cabeça.

 

Depois de anotar tudinho que estava pensando, vamos passar para a próxima etapa ... agora você vai ler novamente tudo que registrou e, tentar separar os assuntos por categorias. Eleja aquelas categorias que fazem sentido para você.

Para que tenha efetividade você precisará fazer uma avaliação das suas prioridades e estratégias de ação sejam elas pessoais e/ou profissionais. 

 

Após a análise é hora de eleger a melhor maneira de colocar em prática a sua ideia e, caso você observe que algumas destas ideias para serem executadas não dependem apenas de você anote quem são as pessoas com  quem você poderá se conectar para que o seu plano seja concluído.

 

Esta estratégia do “brain dump” tende a ajudar em sentir-se menos ansioso, também ajuda a otimizar boas ideias, e acima de tudo faz com que você não perca de vista o quanto você é criativo! Isso foi mais um dos meus aprendizados na área de Gerenciamento de Projetos ... em regra quem está estudando para ser PMP usa isso para fazer a prova do PMI ... eu - de fato - uso isso na vida!!!!

 

Por isso que sou viciada em blocos, cadernetas e caderninhos ... sempre tenho um comigo para anotar tudo que me vem à mente!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário