terça-feira, 23 de julho de 2013

Conferência na UFBA: Epistemologia do professor: aprendizagem e formação docente




Oiê ...

Conforme divulgado aqui no blog esta acontecendo em Salvador o Siepe 2013 da UFBA.
O evento teve ontem à noite abertura com uma excelente conferência do Profº Fernando Becker do Rio Grande do Sul ...

Abaixo alguns dos pontos trabalhados em forma de chuva de ideias!!!



Epistemologia do professor: aprendizagem e formação docente
Fernando Becker - UFRGS



                                        Discussão sobre conceito de aprendizagem

A educação é aquilo que fica depois q você esquece o q a escola ensinou – Einstein

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Albert_Einstein_Head.jpghttps://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Albert_Einstein_Head.jpg

Possibilidades para o aprender –
Paulo Freire



Ideia do conhecimento pronto:
COPIAR E REPETIR vistos como verbos frágeis que se pode ter na sala de aula

Paulo Freire - verbos da sua obra:

Indagar, intervir, buscar, escutar, transformar, perguntar, dialogar,
falar,  refletir ... cooperar, compreender, conseguir, inventar, construir, criar, sentir, abstrair, experimentar, refletir ...

Quem faz o conhecimento é o sujeito! 

Possibilidade para o aprender - INTERAGIR porém ressalta a necessidade de cuidado no uso do termo para não deturpá-lo - não ha interação de um pólo só - quando assim fazemos demolimos a teoria - interagir há que contemplar dois pólos ...

Invenção é não mera copia!!!

Humano - capaz de converter suas ações em linguagem, capaz de fazer inferência, capaz de ter coerência lógica, capaz de apodera-se do passado e planejar o futuro ...


DESENVOLVIMENTO
Piaget - conceito de desenvolvimento – Livro: Aprendizagem e Conhecimento – Texto: Desenvolvimento e Aprendizagem

Vygostski - Desenvolvimento como soma de unidades de experiências de aprendizagem - Piaget pensa diferente para ele não é a soma ...

Processo que se relaciona coma totalidade das estruturas de conhecimento 
Envolvido com complexidade

APRENDIZAGEM
Oposto do desenvolvimento
Aprendizagem é provocada não tem nada, de espontânea!!!
Não há aprendizagem se não houver abertura do desenvolvimento para que isso aconteça ...
Aprendizagem como processo secundário que depende em tudo do desenvolvimento

Problema - trabalhar aprendizagem desconectada do desenvolvimento

EDUCADOR É O QUE DESAFIA, MAS PRESTA ATENÇÃO NO QUE O ALUNO É CAPAZ

Piaget leva SIM em conta o social inclusive tendo sido professor de sociologia em Genebra é um erro teórico dizer o contrário ... 

Reflexionamento - retirar coisas q as ações já fizerem e passar para outra instancia e reorganizar - surge ai uma nova construção

REFLEXIONAMENTO - REFLEXÃO - NOVA CONSTRUÇÃO para passar de uma para o outro o que de fato faz passar é a AÇÃO do sujeito
  
A noção de número nasce do brinquedo da noção de classificar e seriar!!!

A criança constitui o estímulo, o estímulo não existe por si mesmo...Quando quiser saber algo sobre a criança não se distraia pelo contexto pergunte a criança de que maneira ela chegou a esta conclusão!




Nenhum comentário:

Postar um comentário