quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dificuldade de aprendizagem - algumas letrinhas sobre ...

Oiê ...



Dia a dia tenho percebido que muitas escolas tem realizado encaminhamentos equivocados quanto ao que se considera dificuldade de aprendizagem.

O bom disso tudo é que sempre que faço atendimentos tenho a oportunidade de conversar com professores e coordenadores e estamos formando uma rede de parceiros que poderá mudar algumas concepções ortodoxas e equivocadas.

Compreender e reduzir a dificuldade de aprendizagem como sinônimo de falta de memória ou de atenção ou ainda como falta de concentração, é um equívoco. Estes são fatores da área das cognições que podem ter algum tipo de alteração por questões de ordem biológica, por efeito ou sintoma de doenças metabólicas ou ainda por conta de questões emocionais.

A dificuldade de aprendizagem - sob o ponto de vista da corrente psicanalítica a qual tenho identificação - pode revelar uma outra faceta quanto às questões inconscientes visto que estas remetem a uma causalidade psíquica. Para Freud e Lacan lembremos que o sintoma é uma metáfora que aparece na estrutura do sujeito com vistas em denunciar "que algo esta errado" ... Pensar sobre a dificuldade de aprendizagem assim, é possibilitar o aluno comunicar através de uma linguagem cifrada uma espécie de código criptografado os significantes dados à algumas situações.

Diante disso, rever a maneira pelo qual os encaminhamentos são realizados digo ser premente com a finalidade de não patologizar questões que são 'de outra ordem'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário