segunda-feira, 10 de junho de 2013

Domingo pé de cachimbo na UFBA

Oiê ...

Bem, no último domingo estive numa atividade acadêmica na UFBA. Essa reunião de alinhamento - como as  organizadoras chamaram - teve a participação de Roberto Sidnei Macedo para pensarmos sobre "Currículo na Educação Infantil" ...


A professora Lícia Beltrão iniciou a manhã com um breve e poético escrito que nas suas boas vindas findava com 'hoje é domingo pé de cachimbo' que aproveito e tomo de empréstimo para nominar este post...

Achei muito interessante o momento não apenas por encontrar pessoas queridas como Ana Paula Conceição, Manoel Calazans e Vanilza Jordão mas também por escutar o professor Roberto considerar o currículo como "um artefato autoritário que a pedagogia inventou" ... Diante desta afirmação fico de fato a pensar a que me presto enquanto professora? A um sistema hierárquico ou me presto a educar no respeito ao outro?

Na continuidade da sua exposição Roberto Sidnei fala sobre "currículo nômade" como sendo aquele que tem na sua metáfora os ladrões de galinhas mas que são amantes da amplitude e neste instante me identifico ... me identifico com a forma, com a transversalidade do conhecimento, da vivência do aprender no dançar das letras ... na saída da tradição adultocentrica na qual os conteúdos da educação infantil são implementados no currículo ...

(Re)pensar acerca deste corpo que por vezes não mais dança quando sai da educação infantil para o fundamental I... corpo este que fica sentado, estático, ouvindo ... (re)pensar esta nova perspectiva de uma tradição ética e estética além de dançante !!!!

Ainda falamos sobre a internacionalização do currículo e como isso poderá fazer perder o individual e cultural, a idiossincrasia .... pensamos no 'não  etapismo' do ensino respeitando a ética e a estética aprendente ... Afinal, no dizer de Roberto Sidnei "numa lógica refinada de convencimento da experiência irredutível o currículo precisa ser revisado sob outra perspectiva".

Na continuidade da discussão pensamos também sobre a desobjetificação do currículo saindo do lugar de aplicação para o de experimentação de maneira que saiamos do pensar PARA para o pensar COM ... foi de fato um "domingo pé da cachimbo"!!!!

Para completar o dia tive a oportunidade de brindar com minha amiga Ana Rita mais um ano de vida!!!! Olha as fotinhos do momento:

Parabéns amiga!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário