sábado, 15 de junho de 2013

Educação brincante e significativa

Oiê ...


Hoje gostaria de pensar sobre os modelos de educação que estão sendo implementados no nível superior. Conforme já exposto em outros posts sou além de Psicóloga e Psicopedagoga Clínica, professora de Psicologia em cursos de graduação plena e pós graduação ... Neste sentido costumo dizer aos alunos que o meu compromisso é com a aprendizagem e mais do que "professora" - que por vezes apenas passa conteúdos - gosto de me colocar como EDUCADORA que vejo como estando para além da ensinagem tradicional. 

Seria apenas uma questão léxica ou também de atitude frente ao saber? Me pegunto ....

Dia a dia nas itinerâncias acadêmicas venho percebendo currículos engessados e as tentativas de mudança sobre isso não passam de cumprimento de prerrogativas ministeriais as quais sinceramente por vezes não vejo sentido. Para que pedir trabalhos interdisciplinares se os currículos são encaixotados e etapistas? De maneira geral o modelo de educação superior ao qual tenho acesso apresenta uma conformação ainda da escola antiga, com pouca elasticidade e pouquíssima (multi)referencialidade. 

O meu savoir faire

Criticar no vazio torna-se fácil e deste modo venho trabalhando na educação transversalizada na sala de aula. 

                     Isso eu faço com muito orgulho! É a minha maneira de fazer a diferença!!!

Além de Psicologia Organizacional, falamos de trabalho, experiências cotidianas, poesia e coisas da vida pois, esta é que de fato é real!

Numa intimidade extremamente respeitosa fazemos trocas fundantes e vejo na teoria de Emília Ferreiro sentido para o meu educar quando tal autora fala de aprendizagem. Vale ressaltar que apesar de Ferreiro falar com foco na alfabetização por conta da sua formação em linguística aqui extrapolo sua teoria ampliando o olhar para a educação superior.

"O aprendizado não é provocado pela escola, mas pela própria mente das crianças e, portanto, elas já chegam a seu primeiro dia de aula com uma bagagem de conhecimentos".

Considerando a premissa 'ferreiriana' acima costumo dizer aos meus alunos que respeito o pré saber deles, que os mesmos não são tábulas rasas ou lousas em branco e desta maneira vamos fazendo a nossa costura num fuxico colorido e singular.

Diante da tantas inquietações que não irão se esgotar neste breve escrito destaco que hoje tive o prazer de escutá-los no trabalho de conclusão do semestre e tenho que parabenizar a todos pelo empenho em aprender, em trocar, em errar e acertar numa aprendizagem brincante.

Sob o tema geral Responsabilidade Social cada grupo do seu jeito, com a sua cara apresentou os resultados da pesquisa do semestre e me dou por satisfeita em saber que ali tem um pouco de mim e que em mim fica um pouco de cada um deles. Eu também aprendo!!!!

Obrigada galera pela troca num sábado chuvoso que para mim teve cheiro de quase fim!!!

Abaixo alguns registros do momento:




   

2 comentários:

  1. Em clima de Fim de semestre.. Só Falta fazer essa tão esperada prova de Ludmilla! kkkkkkkkk
    BOM SÃO JOÃO à Todos!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí... Estamos quase de férias!!!! E que venha a prova!!!!!

    ResponderExcluir