terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

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Dia Mundial de Conscientização do Autismo, é anualmente comemorado em 2 de abril, e foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. Assim o "Fuxicando com Milla" hoje faz seu post em azul para dar apoio à causa.

Sempre sou convidada para ministra palestras e cursos especialmente no que tange a formação de professores. Esta é uma temática inquietante visto que o sujeito Autista tem uma forma particular de viver no mundo. Como características principais podemos elencar:

1- prejuízo na interação social, 2- prejuízo na comunicação e 3- padrões restritos e repetitivos de comportamento ou interesse.

De maneira geral o diagnóstico acaba sendo iniciado pelos pais que nos idos dos 18 primeiros meses ao perceberem nos filhos características atípicas especialmente na interação social.

Abaixo seguem algumas características comuns e um pouco sobre diagnóstico ...
  • Não estabelece contado com os olhos
  • Parece surdo
  • Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno.
  • Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros
  • É inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas.
  • Ao invés de explorar o ambiente e as novidades restringe-se e fixa-se em poucas coisas.
  • Apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se
  • Cheira ou lambe os brinquedos
  • Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente


Diagnóstico

Os pais são os primeiros a notar algo diferente nas crianças com autismo. O bebê desde o nascimento pode mostrar-se indiferente a estimulação por pessoas ou brinquedos, focando sua atenção prolongadamente por determinados itens. Por outro lado certas crianças começam com um desenvolvimento normal nos primeiros meses para repentinamente transformar o comportamento em isolado. Contudo, podem se passar anos antes que a família perceba que há algo errado. Nessas ocasiões os parentes e amigos muitas vezes reforçam a ideia de que não há nada errado, dizendo que cada criança tem seu próprio jeito. Infelizmente isso atrasa o início de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor é o resultado.
Não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar o autismo. Assim o diagnóstico deve feito clinicamente, pela entrevista e histórico do paciente, sempre sendo diferenciado de surdez, problemas neurológicos e retardo mental. Uma vez feito o diagnóstico a criança deve ser encaminhada para um profissional especializado em autismo, este se encarregará de confirmar ou negar o diagnóstico. Apesar do diagnóstico do autismo não poder ser confirmado por exames as doenças que se assemelham ao autismo podem. Assim vários testes e exames podem ser realizados com a finalidade de descartar os outros diagnósticos. 
Dentre vários critérios de diagnóstico três não podem faltar: poucas ou limitadas manifestações sociais, habilidades de comunicação não desenvolvidas, comportamentos, interesses e atividades repetitivos. Esses sintomas devem aparecer antes dos três anos de idade.


Referências:
http://www.psicosite.com.br/tra/inf/autismo.htm
http://marciocandiani.site.med.br/index.asp?PageName=Autismo


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