sexta-feira, 26 de abril de 2013

Loas à Mãe Stella de Òsósi





Oiê ... hoje apareço aqui para expressar minha imensa admiração!!!!

O "Fuxicando com Milla" se curva à barra da saia branca ...


Certamente os atabaques em muitos locais especiais estão tocando em comemoração ... Eis que aqui na Doce Bahia o reconhecimento se  fez ... Mulher forte, mãe, grande Mãe Stella de Òsósi foi eleita para Academia Brasileira de Letras ...

Formada pela Escola de Enfermagem e Saúde Pública, exercendo a função de Visitadora Sanitária e escolhida 19 de março de 1976, para ser a quinta iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá a partir de hoje Mãe Stella ocupará a cadeira que tem como patrono Castro Alves.

A minha admiração vem pela luta de Mãe Stella em manter vivo o culto à religião de matriz africana com um grande respeito a todas as outras crenças e ainda pedindo tolerância num mundo que nos mostra atentados em nome de deus ... Tem nas suas palavras um colo quente que me acalenta quando leio um pequenino livro com dizeres breves e sábios ... na sua letra escrita e falada certamente traz a mensagem dos Orixás ...

Axé!


Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi é a nova 'imortal' da Academia de Letras da BA


Tatiana Maria Dourado Do G1 BA


A ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Azevedo dos Santos, também chamada de Mãe Stella de Oxóssi, a partir desta quinta-feira (24), passa a ocupar a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia.

A mãe-de-santo recebeu 22 votos dos acadêmicos em sessão realizada nesta quinta-feira (25) com objetivo de escolher o novo nome para vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro, que morreu em janeiro. Mãe Stella foi comunicada pelo presidente da Academia, Aranis Ribeiro Costa, e aceitou ser a nova "imortal".

mãe stela de oxossi (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Mãe Stela de Oxóssi (Foto: Reprodução/TV Bahia)
 "Acredito que é a primeira vez que uma mãe-de-santo entra em uma Academia de Letras. Isso é absolutamente pioneiro, não tenho conhecimento disso em nenhum outra do Brasil ou do mundo. Representa o reconhecimento de uma cultura, de uma raça e da história de um povo. É uma figura notável", declarou o presidente da Academia, Aranis Ribeiro Costa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário