quarta-feira, 22 de maio de 2013

Em Tempos de Ctrl+C e Ctrl+V onde fica a autoria?


Oiê ...

Hoje resolvi falar sobre o fenômeno contemporâneo do Ctrl+C e Ctrl+V ...

Nos últimos dias tenho me perguntado: Em Tempos de Ctrl+C e Ctrl+V onde fica a autoria? O sujeito ainda existe?

Tanto nos documentos escritos quanto na célebre frase: "faço dele as minhas palavras" venho percebendo que a capacidade crítica de alguns sujeitos esta dia a dia sendo esvaziada por traz do discurso do outro. Se mostram tanto nas redes sociais e quando de fato devem se 'amostrar', se escondem e escamoteiam o saber ...

Nos escritos os quais tenho acesso por conta da carreira acadêmica que escolhi - ainda que tenha na base a formação em Psicologia - não vejo por vezes a impressão digital do seu autor ... Uma enormidade de folhas do tipo "embromecion" e "enrolacion" me são entregues e ainda se fala em sustentabilidade e responsabilidade social ... Como assim?, fico a me perguntar!  

Desde que o homem alcançou o fogo e desde que a roda foi inventada muitas outras coisas vem sendo produzidas à partir deles .. mas são PRODUZIDAS e não apenas plagiadas ... sobre isso nesta minha caminhada (já de alguns anos na docência superior) tive a oportunidade de passar por uma situação faz algum tempo na qual estava corrigindo uma avaliação e a mesma foi na íntegra copiada de um artigo da web ... o verdadeiro Ctrl+C e Ctrl+V ... o mais interessante foi a tentativa de me me dizer: "Não, professora, veja bem ... etc etc " lembrei-me é claro da propaganda dos cimentos Poty ... Por um breve momento até me passou pela cabeça que o ilustre professor doutor do escrito da web poderia ter plagiado meu querido aluno ... mas logo voltei do devaneio!!! :) Veja bem que nada, meu caro aluno! Você pode até não responder a minha avaliação mas usar as articulações de outro na tentativa de ingenuamente me enrolar com palavras belas ... assim fica complicado ... foi o que disse de maneira gentil e educada inclusive dando uma nova chance para que ele pudesse refazer ou melhor de fato FAZER ... considerei esta uma atitude educadora ... Ou seria educativa????

Mas voltando às minhas considerações sobre a autoria penso que o sujeito tem sido obturado na contemporaneidade por uma convicção de que o outro tem a solução, ou melhor: Ele tem a força!!! Falar em nome próprio é desvelar e, a retirada do véu faz com que me mostre também nas minhas fragilidades ... vejo que neste momento social o que menos é enaltecido é mostrar a minha fragilidade ... Poucos são os que de fato se insurgem na possibilidade, na tentativa, na autoria das suas próprias vidas e em contrapartida dos seus próprios escritos ... 

Até mesmo nas redes sociais quanto às questões de autoria tenho compartilhado com alguns colegas de trabalho na academia sobre o fato de frases serem delegadas à alguns célebres pensadores de maneira equivocada e até porque não dizer grotesca ... 
Por exemplo, uma frase foi posta na epígrafe de uma dissertação como sendo de autoria de Sun Tzu que viveu  de 544 a.C. - 456 a.C. ... Além da frase ser de um autor contemporâneo ela foi datada como sendo do ano de 1940 ... Acho que todo o exército do general chines deve estar se debatendo em seus túmulos...

Até nisso? Me pergunto quem é o sujeito, de quem é mesmo a autoria???!!! 

Teria a Psicanálise algo a dizer sobre isso?


Penso que Melman quando fala da nova economia psíquica na sua entrevista a Jean-Pierre Lebrun publicada sob o título "O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço" também se refere a essa falta de identidade. Até porque em um trecho ele refere sobre estarmos vivendo a perversão como uma norma social numa conotação clínica fundada na economia libinal. Ou seja, as relações sociais acontecendo na forma de servir ao outro de maneira que somos objetos descartados quando avaliados como insuficientes ... e tendo a concordar com o ilustre psicanalista pois vejo nos escritos aos quais me referi anteriormente que a identidade boa é a do outro ... 

Se posso metaforizar tudo isso que penso eu diria que: vou à clínica de cirurgia plástica para ficar com o nariz da Sharon Stone, com a bunda da mulher fruta da moda, a barriga de sei lá quem ... e eu quem de fato sou, se nada disso sou eu?!

Hoje esta é a minha incompletude ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário