quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lançamento do Grupo de Pesquisa, o EPIS - Educação, Política, Indivíduo e Sociedade


Oiê ...

Recebi de uma amiga e gostei muito deste grupo ... certamente amanhã o "Fuxicando com Milla" se fará presente neste lançamento visto que a priori as ideias trazidas parecem convergir ...



Lançamento público do Grupo de Pesquisa, o EPIS - Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia.

O ponto de partida da criação deste grupo é o desafio posto pelos problemas vivenciados na educação básica e superior, entre eles, a ausência de valores públicos, a funcionalização da educação pelo mercado, a perda de reconhecimento social da instituição educacional e a responsabilização de indivíduos por dificuldades que de fato extrapolam o âmbito individual. Entende-se que essa situação compromete a qualidade da educação, o que exige uma análise e um estudo mais profundos no que tange às concepções de educação, aos compromissos da instituição educacional, ao papel das políticas públicas e dos atores sociais e ao lugar da educação na sociedade contemporânea. Este grupo de pesquisa tem por objetivo realizar estudos que analisem criticamente aspectos fundamentais da educação a partir da participação de diferentes áreas, especialmente a pedagogia, a psicologia e a filosofia. Tendo em vista a naturalização da experiência educacional e a perda do sentido ético-político da educação, procura-se, na interface das diversas ciências humanas, contribuir para a valorização das instituições de educação, dando relevância ao seu caráter público, gratuito, de qualidade, laico e socialmente referenciado para todas e todos. O grupo se propõe a pesquisar e discutir os fundamentos da educação, seus fins e princípios, sua responsabilidade política enquanto instituição pública, as relações pedagógicas e o significado da experiência no processo da educação. Nesse sentido, estuda temas e problemáticas relacionadas às responsabilidades da instituição educacional e à formação ética e cidadã, nas perspectivas pedagógica, histórica, filosófica e psicológica. Diante dos desafios enfrentados pela educação, como, por exemplo, os diversos fracassos escolares (sejam de indivíduos, da instituição ou de uma sociedade sem compromisso com o bem público), esperamos construir uma compreensão densa e profunda do fenômeno educativo e, se possível, buscar alternativas para os impasses enfrentados.

Data de Início: quarta-feira, 29 de Maio de 2013
Local: No Auditório I, da FACED.
Hora: 09 horas





Nenhum comentário:

Postar um comentário