quarta-feira, 1 de maio de 2013

Professor no dia do trabalho

Oiê ...



Hoje no Dia do Trabalho reflito sobre a "profissão professor" ... lugar que venho ocupando no ensino superior e que dia a dia me permite viver pautada no princípio do prazer como bem posto por Freud!!!

Para mim esta é uma profissão que não pode se assemelhar ao sacerdócio ou ainda ser pautada no amor românico, na vocação ... Creio que a profissionalização docente garante um nível de ensinagem que esta para além deste olhar populista do "bom moço" que se dedica a "passar conhecimento" ... 

Me dedico em dia a dia implementar práticas que me levem à pesquisa e leituras que de fato colaborem para minha prática docente ... A minha escolha pela profissão de psicóloga e por conseguinte de professora de psicologia se deu em um ato consciente e não esta pautada em nenhum chamado ... Sendo ela uma escolha racional me demanda um tempo de formação, de posse de diversos conhecimentos que definem a minha prática ...

Em Emílio Tenti Fanfani me inspiro quando o autor refere: "[...] se o docente não consegue persuadir seus alunos e neles suscitar certa confiança e predisposição para o esforço, a aprendizagem não acontece [...]" e dessa maneira acredito na aprendizagem ... Inspirar confiança e ter cooperação do aprendiz certamente pode ser uma possibilidade de inscrição aprendente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário