segunda-feira, 6 de maio de 2013

Fuxicando sobre Thamy Ayouch



Oiê ...

Queria começar esta semana dos "fuxicos do colóquio" falando sobre THAMY AYOUCH .... Olha ele aí embaixo ...



Bem Thamy é filósofo e mil outras coisas ... corri lá no Curriculum Lattes para não esquecer nadinha olhem só:


Possui doutorado - Universite de Paris 7 - Universite Denis Diderot (2007), dois mestrados em filosofia e psicopatologia (Université Paris 12, Université Paris 7), e três graduações em filosofia, psicologia clinica e literatura inglesa. É antigo aluno da Ecole Normale Supérieure de Fontenay-Saint Cloud. É Psicanalista, Maître de Conférence (professor com cadeira vitalicia) - Université de Lille 3 Sciences Humaines et Sociales, e pesquisador na Universidade Paris 7 - Denis Diderot. Atualmente é Professor Visitante Estrangeiro no Instituto de Psicologia da USP. Tem experiência na área de Filosofia e Psicologia clinica, com ênfase em Psicanálise, Fenomenologia, teoria política, teoria do gênero.

De verdade este CV até faz pensar ser ele um semi-deus, né!? 

Mas minha gente que pessoa linda, de um saber muito grande que traz questões interessantíssimas ... Na sua fala articulou o tema "Psicanálise e gênero: além da ontologia" falou de gênero, sexo, sexualidade e sexuação ... marcou a Psicanálise "na sua dimensão política, é dizer, de pratica e teoria engajadas na vida social e coletiva"... e ainda falou acerca das "categorias de gênero na sua função na economia psíquica, enquanto operadores imutáveis da subjetivação, não podem ser consideradas unicamente numa lógica intra-psíquica."

Foi um enorme aprendizado fora as minhas aulas particulares durantes as caronas e os passeios ... Vixe, sei que isso vai ser motivo de muita discórdia !!!!! kkkk 
Esta história de aulas particulares vão dar o que falar ...


Pois que ao final cansados mas ainda cheios de coisas a dizer terminamos a noite num mais que dizer no Boteco do França no Rio Vermelho regado a caipirinha, camarões e carne de fumeiro com queijo coalho ... quer jeito mais baiano de falar sobre Psicanálise: Rio Vermelho, gente inteligente, caipirinha, comida de primeira ... Ah! Isso é pra poucos (hahaha)

Lá falamos dos nossos nomes lembrando da palestra da Carmem Carvalhares (que também estará aqui em outro post ) a qual trouxe sua pesquisa de mestrado com o uso do geneagrama psicanalítico ... fizemos os nossos e deu pano pra manga ... podemos compartilhar um pouco mais da história de cada um numa aproximação singela, gostosa e leve que posso chamar de amizade ... Um brinde final!!!!

Saúde, Santé, Salud, الصحة ...

Valeu Thamy, nos encontraremos em SP ou quem sabe quando eu voltar em Paris!!!!




Esquerda: Eu e Thamy
Direita: Leide e Mercedes Minniceli

2 comentários:

  1. Querida Ludmila,
    Fico sem voz diante do seu comentário tão elogioso. Você me pintou com cores maravilhosas, sem duvida excessivas, e agradeço a generosidade do seu olhar.
    Este colóquio foi uma experiência intensa para mim, adorei a troca de ideias e carinhos que pude ter com pessoas brilhantes, cultas e, sobre todo, com grande coração. Fiquei encantado de ver de novo a sua linda terra, e quero agradecer o seu acolhimento caloroso, a sua delicadeza constante e tudo o tempo que me dedicou.
    Espero que possamos nos ver de novo em breve
    Um forte abraço
    Thamy

    ResponderExcluir
  2. Thamy querido,
    Você é o cara!!! ou melhor ... Vous êtes l'homme acho que fica melhor de vc entender.(rs)
    De fato tivemos uma experiência singular, as nossas conversas psicanalíticas e a caipirinha no final de tudo deram o tom certo!!!
    Te espero em breve na Bahia ou quem sabe vou novamente à Paris!!!
    Até breve.

    ResponderExcluir