quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Conferência do Profº Drº Aldo Fortunati



Ontem mais uma vez o "Fuxicando com Milla" se fez presente em um evento de extrema qualidade acadêmica.

Sob a batuta organizativa de Ana Paula Conceição, Rosemary Lapa e Riso Almeida de fato a contribuição trazida pelo Profº Drº Aldo Fortunati foi singular.

Sob o título "Diálogos Internacionais sobre a Experiência com Crianças em San Miniato - Itália" o profº drº trouxe uma contribuição ímpar acerca da maneira de se ver o ensino dos anos iniciais.

Corroboro com as ideias dele sobre a naturalidade deste momento sem que tenhamos intenção única e exclusiva curricular ou avaliativa. Pautada na experimentação os vídeos passados por ele demonstraram que o projeto "La Bottega di Geppeto" dá à criança liberdade de ser criativa e de experimentar o mundo através dos cinco sentidos. Parte dos materiais me lembraram a minha educação inicial que também foi numa escola de filosofia italiana aqui em Salvador ... Um dos pontos que gostaria de ressaltar foi quando ele falou sobre o protagonismo da criança  ... Abaixo seguem alguns dos meus registros escritos e fotográficos:

"O tempo da criança não é o nosso tempo! Não existe motivação para acelerar esse tempo para ficar igual ao nosso."

"Aprender a interpretar o modo original e pessoal no qual cada criança desenvolve sua experiência."

"Construir uma escola em torno da identidade da criança."

"A escola para crianças pequenas deve ser a oportunidade para experimentar o possível."


"Criança como protagonista  ... precisamos de uma pedagogia pragmática e concreta."

"Crianças como sujeitos ativos e construtivos protagonistas da organização do seu saber."

"Criança rica na encruzilhada do possível que modifica seu presente e faz seu futuro."


"Utilizo crianças com direitos especiais e não crianças especiais."

"A boa pedagogia se afasta de modelos rígidos."



Por fim, trago um breve texto do próprio Aldo Fortunati

Por uma ideia de criança
Por uma idéia de criança rica,
na encruzilhada do possível,
que está no presente
e que transforma o presente em futuro.

Por uma idéia de criança ativa,
guiada, na experiência,
por uma extraordinária espécie de curiosidade
que se veste de desejo e prazer.

Por uma idéia de criança forte,
que rejeita que sua identidade seja
confundida com a do adulto, mas que oferece
a ele nas brincadeiras de cooperação.

Por uma idéia de criança sociável
Capaz de se encontrar e se confrontar
Com outras crianças
Para construir novos pontos de vista e conhecimentos.

Por uma idéia de criança competente,
artesã da própria experiência
e do próprio saber
perto e com o adulto.

Por uma idéia de criança curiosa,
Que aprende a conhecer e a entender
Não porque renuncie, mas porque nunca deixa
De se abrir ao senso do espanto e da maravilha.

Aldo Fortunati












3 comentários:

  1. Obrigada, Ludmilla pela sua presença no evento! Parabéns pela sensibilidade visível em suas palavras. Bjus. Riso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riso, eu quem agradeço por fazer parte deste grupo! As questões trazidas pelo professor Aldo de fato me fazem perceber que estou no caminho certo na forma de pensar a educação.
      bj

      Excluir
  2. Bom dia! Em qual dos livros Aldo Fortunati publicou este poema? Tenho interesse em adquirir para estudos.

    ResponderExcluir